Centenas de Livros em Domínio Público

A Carne - Júlio Ribeiro

A Carne - Júlio Ribeiro

A Carne

Júlio Ribeiro

Sinopse:
Publicado em 1888, A carne , de Júlio Ribeiro, recebeu críticas dos estudiosos da literatura de então, talvez chocados pelo tom voluptuoso e sensual da trama, ou mesmo pela quebra de paradigmas na criação da personagem protagonista, Lenita. A obra retrata a história da moça, filha de Lopes Matoso. Seu pai a cria sozinha, preparando-a para ser uma mulher instruída e independente. Lenita envolve-se amorosamente com Barbosa, anos mais velho, e vivem um romance intenso. Júlio Ribeiro finalmente recebeu o reconhecimento merecido e hoje, A carne figura como um dos clássicos de nossa literatura; um romance bem desenvolvido, com personagens densas e um prenúncio da concepção não ortodoxa dos diversos papéis desempenhados pela mulher.

Sobre o Autor:
Júlio Ribeiro (Júlio César Ribeiro Vaughan), jornalista, filólogo e romancista, nasceu em Sabará, MG, em 16 de abril de 1845, e faleceu em Santos, SP, em 1º de novembro de 1890. É o patrono da cadeira n. 24, por escolha do fundador Garcia Redondo.

Era filho do casal George Washington Vaughan e Maria Francisca Ribeiro Vaughan, professora pública, com quem fez os estudos de instrução primária, matriculando-se depois num colégio mineiro. Deixou-o para vir estudar na Escola Militar do Rio de Janeiro, em 1862. Três anos depois, interrompia o curso militar para se dedicar ao jornalismo e ao magistério. Tinha adquirido, para essas atividades, os mais completos recursos: conhecia bem o Latim e o Grego e tinha conhecimentos de línguas modernas, além de conhecer música. Fez concurso para o curso anexo da Faculdade de Direito de São Paulo, na cadeira de Latim, ainda na Monarquia. Na República, de cuja propaganda participara, foi professor de Retórica no Instituto de Instrução Secundária, em substituição ao Barão de Loreto.

O jornalismo talvez tenha sido o seu campo de atividade intelectual mais constante. Foi proprietário e diretor de diversos jornais, como O Sorocabano (1870-72), em Sorocaba; A Procelária (1887) e O Rebate (1888), em São Paulo. Colaborou também no Estado de S. Paulo, no Diário Mercantil, na Gazeta de Campinas, no Almanaque de São Paulo, nos quais publicava seus estudos sobre filologia, arqueologia e erudição em geral. Foi um jornalista combativo, panfletário, polemista. Ao defender a própria literatura contra os que o atacavam, reconheceu: “Das polêmicas que tenho ferido nem uma só foi provocada por mim: eu não sei atacar, eu só sei defender-me, eu só sei vingar-me.” Quanto ao filólogo, procurou ajustar o rigor lusitano da língua aos moldes do linguajar nativo. Apesar disso, a sua Gramática portuguesa envelheceu, superada pelos estudos de filólogos posteriores.

Descrição do livro:
Páginas: 94
Gênero: Romance
Idioma: Português


Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Júlio Ribeiro
  • livro A Carne download grátis
  • Romance A Carne grátis em pdf
  • A Carne pdf
  • baixar A Carne pdf
  • A Carne baixar livro
  • download livro A Carne epub
  • baixar A Carne mobi grátis
  • Júlio Ribeiro pdf
  • Júlio Ribeiro download
  • A Carne ler online
  • A Carne ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes