A chegada de Lampião no céu - Guaipuan Vieira

A chegada de Lampião no céu - Guaipuan Vieira

A chegada de Lampião no céu

Guaipuan Vieira

Sinopse:
Trata-se de um poema bem curtinho, sobre o entrevero entre Lampião e São Pedro, na porta do céu.
E, para quem não sabe, Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.
Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

No Brasil, a literatura de cordel é encontrada no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Hoje também se encontra em outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, e são vendidos em feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações dos cordelistas.

Cordel também é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.

Sobre o Autor:
Guaipuan Vieira nasceu em Teresina – Piauí, em 11 de setembro de 1951. Filho do poeta folclorista e indianista Hermes Vieira e de Maria José Sousa Rodrigues. É poeta cordelista, xilógrafo e radialista. É graduado em teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas – ICRE. Graduando em História na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É funcionário da Receita Federal.

Aos dezesseis anos já improvisava versos, mas fora duramente repreendido pela mãe, pondo fim uma carreira poética. Desde 1976 se dedica à literatura de cordel. Autor de vários folhetos de cordel, alguns premiados e com destaque na impresa nacional e internacional. Cordéis que focalizam o apocalipse figuram no corpo da tese de doutorado da professora Emmanuelle Delebosse, da Universidade Antilles Guyane, de Martinique, França.

Autor de canções gravadas pelos repentistas Antonio Jocélio e Zé Vicente. Tem um livro publicado, um no prelo e três inéditos. É correspondente da Revista Derepente e colaborador de jornal.

Descrição do livro:
Páginas: 3
Gênero: Cordel
Idioma: Português


Recomendações: