Centenas de Livros em Domínio Público

A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo

A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo

A Moreninha

Joaquim Manuel de Macedo

Sinopse:
Uma festa atrai diversos estudantes à Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Um deles é Augusto, estudante de medicina que, logo ao chegar, depara-se com uma delicada dama. Há cinco minutos que Augusto entrou e em tão curto espaço já ela sentou-se em diferentes cadeiras, desfolhou um lindo pendão de rosas, derramou no chapéu de Leopoldo mais de duas onças d'água-de-colônia de um vidro que estava sobre um dos aparadores, fez chorar uma criança, deu um beliscão em Filipe, e Augusto a surpreendeu fazendo-lhe caretas". Viva, divertida e curiosa, D. Carolina, a Moreninha, desperta a atenção de todos os rapazes por sua ousadia – por vezes impertinência –, menos a de Augusto, que não entende o fascínio que a travessa moça – segundo ele, descuidada, caprichosa e feia – era capaz de despertar. Seria possível que a inconsequente menina cativasse também o coração desse romântico estudante? A Moreninha, o mais conhecido romance de Joaquim Manuel de Macedo, inovou o nosso Romantismo, criando o primeiro mito sentimental brasileiro: o da menina morena e brejeira, símbolo da mulher brasileira. Foi a primeira obra da nossa literatura a alcançar êxito de público, atingindo o status de best-seller na Corte de D. Pedro II.

Sobre o Autor:
Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) foi um escritor brasileiro. A Moreninha, sua obra-prima, deu origem ao romance romântico brasileiro. Foi preceptor dos netos do Imperador Pedro II. É Patrono da cadeira nº. 20 da Academia Brasileira de Letras.

Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro, no dia 24 de junho de 1820. Formou-se em Medicina em 1844, e no mesmo ano publicou o romance “A Moreninha”, que foi muito apreciado pelo público da época. Em 1849 fundou a “Revista Guanabara”, juntamente com Gonçalves Dias e Porto Alegre.

Embora formado em medicina, Joaquim Manuel de Macedo não exerceu a profissão. Seduzido pelo magistério, foi professor de História no Colégio Pedro II, e preceptor dos netos do Imperador Pedro II. Foi membro do Conselho Diretor da Instrução Pública, fundador e orador oficial do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Envolvido na política, foi deputado em várias legislaturas.

Descrição do livro:
Páginas: 109
Gênero: Romance
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Joaquim Manuel de Macedo
  • livro A Moreninha download grátis
  • Romance A Moreninha  grátis em pdf
  • A Moreninha pdf
  • baixar A Moreninha pdf
  • A Moreninha  baixar livro
  • download livro A Moreninha epub
  • baixar A Moreninha mobi grátis
  • Joaquim Manuel de Macedo pdf
  • Joaquim Manuel de Macedo download
  • A Moreninha ler online
  • A Moreninha ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes