Centenas de Livros em Domínio Público

A Mulher Pálida - Machado de Assis

A mulher Pálida - Machado de Assis

A mulher Pálida

Machado de Assis

Sinopse:
No conto “A mulher pálida”, de Machado de Assis, extraído do livro Contos selecionados, não datado, o personagem poeta Máximo é visto como uma mistura de poeta, estudante, louco e imitador: "... Ele era poeta; supunha-se grande poeta; em todo caso recitava bem, com certas inflexões langorosas, umas quedas da voz e uns olhos cheios de morte e de vida. Abotoou o paletó com uma intenção chateaubriânica, mas o paletó recusou a intenções estrangeiras e literárias. Era um paletó nacional, da rua do Hospício, n..." (Assis, s.d., p. 210). Logo de saída, o narrador induz o leitor à desconfiança e, portanto, à desconstrução do conto. Máximo quer ser poeta, mas o que dele se aproveita, e parcialmente, é o recital, já que tem na voz as “inflexões langorosas”. A ironia nos leva ao contexto da época. Informações extraídas do artigo de: SANTOS, Edilson dos. Entre a gravidade e o riso: Romantismo e ironia na crítica literária de Machado de Assis.

Sobre o Autor:
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em junho de 1839 no Rio de Janeiro. Estudante de escola pública, começou a trabalhar como vendedor ambulante após a morte de seu pai. Posteriormente, se tornou aprendiz de tipógrafo, sendo logo elevado a revisor. Até que, à convite de Quintino Bocaiuva, começa a escrever no "Diário do Rio de Janeiro" e na "Semana Ilustrada". Em 1873, foi nomeado primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Em 1888 recebe a comenda da Ordem da Rosa, no grau oficial; no ano seguinte, é nomeado diretor da Diretoria de Comércio. Em 1869, se casou com Carolina Augusta Xavier de Novais, uma portuguesa por quem era perdidamente apaixonado. Com a morte da esposa em 1904, Machado de Assis entrou em profunda depressão, e, cada vez mais recluso e doente, encaminhou-se também para a morte em 1908.

Descrição do livro:
Páginas: 8
Gênero: Conto
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Machado de Assis
  • livro A mulher Pálida download grátis
  • Conto A mulher Pálida grátis em pdf
  • A mulher Pálida pdf
  • baixar A mulher Pálida pdf
  • A mulher Pálida baixar livro
  • download livro A mulher Pálida epub
  • baixar A mulher Pálida mobi grátis
  • Machado de Assis pdf
  • Machado de Assis download
  • A mulher Pálida ler online
  • A mulher Pálida ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes