Amor Com Amor Se Paga - França Júnior

Amor com amor se paga - França Júnior

Amor com amor se paga

França Júnior

Sinopse:
A comédia "Amor com amor se paga", de França Júnior, trata de um tema delicado para os anos 1870: fala sobre um curioso quadrado amoroso. Nela, dois homens apaixonam-se pela mulher do outro - fato que poderia ser mantido em segredo se, não por ironia do acaso, o destino fizesse com que os casais se encontrassem em uma mesma sala. A confusão está armada e cabe a um deles dar fim a esses desencontros.

Sobre o Autor:
França Júnior (Joaquim José da França Júnior), jornalista e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 18 de março de 1838, e faleceu em Poços de Caldas, MG, em 27 de setembro de 1890. É o patrono da cadeira n. 12, por escolha do fundador Urbano Duarte.

Filho de Joaquim José da França e de Mariana Inácia Vitovi Garção da França. Bacharel em Letras pelo Colégio Pedro II e em Direito pela Faculdade de São Paulo (1862), começou a carreira de dramaturgo em 1861 com duas "comédias de costumes acadêmicos", A república modelo e Meia hora de cinismo, sobre as relações entre um calouro e um grupo de estudantes veteranos. Revelou-se um continuador de Martins Pena. Em 1862, estreou no Ginásio Dramático (RJ) Tipos da atualidade, comédia mais conhecida como O Barão de Cutia, graças à extrema popularidade do personagem do mesmo nome, um fazendeiro rico que uma viúva interesseira deseja ardentemente ter por genro. Dando à peça o título Tipos da atualidade, o comediógrafo faz da mediocridade e do interesse as molas-mestras das relações interpessoais na sociedade fluminense de então. Utilizando-se de enredos aparentemente anedóticos, França Júnior fez de suas comédias pequenas caricaturas de aspectos variados do cotidiano e da família fluminense. Outro alvo de suas comédias é o “estrangeiro”, sobretudo o “inglês”, e os privilégios que obtém do governo brasileiro, como em O tipo brasileiro e Caiu o ministério, comédias representadas em 1882.

Descrição do livro:
Páginas: 17
Gênero: Comédia
Idioma: Português



Recomendações: