Centenas de Livros em Domínio Público

Clara dos Anjos - Lima Barreto

Clara dos Anjos - Lima Barreto

Clara dos Anjos 

Lima Barreto

Sinopse:
No início de 1922, Lima Barreto anunciava na imprensa do Rio de Janeiro que seu novo romance, intitulado Clara dos Anjos, já estava “bem adiantado”, e que em breve ele seria publicado. Naquele ano, porém, o público carioca apenas conheceu um dos capítulos iniciais do livro, saído na edição de maio da revista Mundo Literário. Em 1o. de novembro, vitimado por um ataque cardíaco, Lima Barreto morreu sem concluir um de seus últimos e mais ambiciosos projetos literários. O escritor retrabalhava o texto desde 1904, animado pelo desejo de convertê-lo numa espécie de epopeia suburbana a partir da malfadada trajetória de Clara dos Anjos. A história foi publicada em folhetim entre 1923 e 1924, e somente apareceria em volume mais de duas décadas depois, em 1948. Desde então, Clara dos Anjos, que narra as desventuras de uma adolescente pobre e mulata seduzida por um malandro branco, tem sido avaliado por diversos críticos como um romance que não está à altura da melhor produção de Lima Barreto. Entretanto, esta reedição - com textos críticos de Sergio Buarque de Holanda, Lúcia Miguel Pereira e Beatriz Resende, bem como um amplo aparato de notas explicativas a cargo de Lilia Moritz Schwarcz e Pedro Galdino - é uma boa oportunidade para reavaliar esse conceito, permitindo situá-la entre os textos-chave do criador de Triste fim de Policarpo Quaresma. Numerosas conexões biográficas com personagens da história de Clara e Cassi Jones, um dos protótipos literários da malandragem suburbana, revelam as opiniões de Lima Barreto acerca de si mesmo e da sociedade brasileira, ainda hoje marcada pelo racismo que subjaz às tragédias pessoais do autor e de sua protagonista.

Sobre o Autor:
Filho da professora Amália Augusto Barreto e do pai tipógrafo João Henriques de Lima Barreto, Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto, nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de maio de 1881. Sua infância foi bastante conturbada, pois sua mãe faleceu precocemente e o pai tinha transtornos psiquiátricos, o que causou sua maturidade antes do tempo, pois precisou cuidar e orientar os seus irmãos. Lima Barreto foi apadrinhado pelo ministro do império, Visconde de Ouro Preto, e estudou em escolas de grande desempenho. Embora tenha ingressado na Escola Politécnica, o escritor foi reprovado em boa parte da grade estudantil, possivelmente pela instabilidade familiar. Para ajudar a sustentar a família que sofria com os problemas financeiros decorrentes da falta de administração de seu pai, Lima Barreto abandonou os estudos. Em 1903, já estabilizado financeiramente, concursado na Secretaria de Guerra, inicia as suas atividades na imprensa do Rio de Janeiro. Desde então, o escritor publicou artigos e crônicas nos periódicos Correio da Manhã, Jornal do Commercio e A Gazeta da Tarde.

Descrição do livro:
Páginas: 77
Gênero: Romance
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Lima Barreto
  • livro Clara dos Anjos download grátis
  • Romance Clara dos Anjos grátis em pdf
  • Clara dos Anjos pdf
  • baixar Clara dos Anjos pdf
  • Clara dos Anjos baixar livro
  • download livro Clara dos Anjos epub
  • baixar Clara dos Anjos mobi grátis
  • Lima Barreto pdf
  • Clara dos Anjos download
  • Clara dos Anjos ler online
  • Clara dos Anjos ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes