Centenas de Livros em Domínio Público

Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto

Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto

Contos Gauchescos

João Simões Lopes Neto

Sinopse:
Vinda a lume em 1912, pela Livraria Universal, de Pelotas, a primeira edição de Contos gauchescos, coletânea de narrativas, é composta por uma página de apresentação e dezoito contos narrados pela personagem Blau Nunes. O seu formato de bolso foi descrito, nos anos quarenta, da seguinte forma, por Augusto Meyer: “Dois grampos enormes, cheios de ferrugem. O frontispício, uma obra-prima de mau gosto. O título composto num arremedo de gótico. E um tímido subtítulo: Folclore regional.”

Os Contos gauchescos desenham um universo homogêneo que responde pelo modo como João Simões Lopes Neto concebe o povo sulino, entendido como um mundo até certo ponto auto-suficiente, que se particulariza no conjunto da sociedade brasileira. Nesse sentido, esse mundo corresponderia a uma civilização singular, com costumes e comportamentos próprios. Contaria igualmente com uma explicação independente para as atitudes e para os acontecimentos, dado o fato de contar com uma estrutura sócio-econômica uma tradição histórica específicas.

Sobre o Autor:
Infelizmente João Simões Lopes Neto obteve consagração póstuma, apesar de que três de suas obras haviam sido publicadas em vida, com sucesso: Contos Gauchescos, Lendas do Sul e Cancioneiro Guasca. Conferências e peças teatrais, assinadas sob o pseudônimo de Serafim Bemol, permaneceram durante muito tempo inéditas, tendo sido publicadas as peças teatrais somente nos anos 90, do séc. XX. Surpreendente, uma vez que o escritor faleceu em 1916 e algumas dessas peças chegaram a ser representadas, amadoristicamente em Pelotas, terra natal do autor e depois relegadas ao esquecimento durante 74 anos, até que sob o patrocínio do CODEC, o material escrito foi exposto no Teatro Sete de Abril, em Pelotas.

Desse acervo teatral incluem-se roteiros para teatro de revista, comédia musical, comédias, cenas breves e drama e ainda parcerias, ou seja, obras escritas a quatro mãos.

Descrição do livro:
Páginas: 73
Gênero: Contos
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar João Simões Lopes Neto 
  • livro Contos Gauchescos download grátis
  • Contos Gauchescos grátis em pdf
  • Contos Gauchescos pdf
  • baixar Contos Gauchescos pdf
  • Contos Gauchescos baixar livro
  • download livro Contos Gauchescos  epub
  • baixar Contos Gauchescos mobi grátis
  • João Simões Lopes Neto pdf
  • João Simões Lopes Neto download
  • Contos Gauchescos ler online
  • Contos Gauchescos ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes