Poemas - Safo

Poemas safo

Poemas

Safo

Sinopse:
Safo (em grego antigo: Σαπφώ, transl. Safo) foi uma poetisa membro da aristocracia e importante representante feminina da lírica grega. Faz parte dos nove poetas líricos do período arcaico. Teria nascido na Ilha de Lesbos por volta de 630 a.c. e teria passado a maior parte de sua vida na cidade de Mitilene. Sua mãe chamava-se Kleís e seu pai Skamandronymos, ambos aristocratas de grande participação política; documentos apontam que tinha três irmãos: Lárikhos, Kháraxos e Eyrýgios.

Safo contribuiu significantemente para a poesia lírica, dando um destaque a poesia mélica devido aos acompanhamentos musicais nas leituras de seus poemas.

As obras de Safo poucas vezes tiveram como temática os distúrbios políticos. Ao contrário de muitos educadores e poetas da época, Safo não escrevia versos para virgens ou de preparação para o casamento. Além disso, o grupo formado por moças de Lesbos criou o seu próprio sistema de linguagem e símbolos representando a homo afetividade feminina e o erotismo lésbico.

Escrevia sobre as próprias dores e prazeres, é perceptivo em seus poemas uma linguagem autônoma, feminina e fluída. Não é sabido como Safo colocou seus poemas em circulação, mas é conhecido que as mulheres passavam via tradição oral os poemas para suas filhas.

A aceitação por parte dos homens em relação aos poemas de Safo pode ser interpretada como uma fuga da competitividade masculina. Sua poesia foi muito reconhecida e admirada na sua época.

Nos séculos III e II a.C, dois estudantes pertencentes à Escola de Alexandria, Aristófanes de Bizâncio e Aristarco de Samotrácia, coletaram e editaram seus poemas em nove livros de acordo com a métrica. Sua poesia de conteúdo considerado erótico foi censurada pelos escribas medievais, ligados quase sempre a Igreja Católica, por isso restaram apenas alguns fragmentos das obras de Safo. Alguns historiadores afirmam que Safo vêm sofrendo alteração nos seus poemas, havendo uma troca de pronomes femininos para masculinos, com o intuito de fazer parecer que Safo também amasse os homens. Foi uma das várias artistas que tiveram seu trabalho heterossexualidade.

Descrição do livro:
Páginas: 11




Recomendação: