A Alma Encantadora das Ruas - João do Rio

A Alma Encantadora das Ruas - João do Rio

A Alma Encantadora das Ruas

João do Rio

Sinopse:
A Alma Encantadora das Ruas de João do Rio. Um clássico da literatura Brasileira de leitura obrigatória para o vestibular nas melhores universidades do país.
Série de 27 crônicas e reportagens sobre o símbolo da cidade - as ruas e seus personagens. João do Rio fala das figuras que povoam a cidade, mas que nunca são percebidas - os subprodutos do progresso - mendigos, trabalhadores braçais, pobres que olham cobiçosos s vitrines cintilantes, meninos de rua, presidiários.
As crônicas de A Alma Encantadora das Ruas mostram o significado e a própria essência da rua na modernidade. O homem não é qualquer um, mas o que vive no espaço urbano. Numa relação dupla, a sociedade faz a rua e esta faz o indivíduo.
Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.
Com a tradução literal e ousada do nome da cidade, a coleção tem como ideia principal permitir que o leitor vivencie a experiência de “ser carioca” em diferentes épocas, por meio do relançamento de obras literárias em edições em português e inglês. Seu diferencial em relação a outras publicações bilingues está no ineditismo de o português ser o idioma-base da tradução.
Essa coleção apresenta um retrato da vida e dos costumes da cidade do Rio de Janeiro, desde a instalação da corte até os dias de hoje.

Descrição do livro:
Páginas: 112
Gênero: Crônica
Idioma: Português



Recomendações: