Centenas de Livros em Domínio Público

A Capital Federal - Artur Azevedo

A Capital Federal - Artur Azevedo

A Capital Federal

Artur Azevedo

Sinopse:
A capital federal é uma das peças mais importantes e de maior sucesso de Artur Azevedo e é objetivo deste estudo proporcionar ao aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio um maior entendimento do texto, bem como despertar-lhe o gosto pelo gênero dramático. É evidente que esta análise não substitui a leitura do texto original e, sem que o estudante tenha lido a peça, a leitura deste trabalho crítico, que não é resumo, perderá o sentido. Pretendemos propiciar uma compreensão dos elementos que compõem o gênero e, para tanto, voltaremos nossa atenção para a comédia, em especial a comédia de costumes, a burleta, tão praticada pelo autor.
A estrutura do texto teatral, a representatividade, o cenário, as personagens, a referência ao Decadentismo, a intertextualidade, a crítica ou, pelo menos, a amostragem dos costumes da sociedade da época serão temas desenvolvidos neste estudo, bem como uma pequena biografia comentada do autor.

Sobre o Autor:
Artur Azevedo começou a trabalhar muito cedo no comércio, tendo posteriormente prestado um concurso público para amanuense da Fazenda em São Luís. Transferiu-se em 1873 para a capital federal, à época o Rio de Janeiro, ocupando cargo no Ministério da Agricultura. Já então estreara no teatro, com a peça Amor por Anexins (1872). Dedicou-se à tradução e à adaptação de muitas peças francesas, assim como ao magistério.

Foi no jornalismo, no entanto, que desenvolveu suas habilidades literárias, tornando-se um dos maiores contistas e teatrólogos brasileiros. Nessa área, retratou o cotidiano e os hábitos do carioca, contribuindo para o retrato da evolução do Rio de Janeiro. Foi continuador de autores como Martins Pena e de França Júnior (1838-1890), além de ter se dedicado à poesia parnasiana.

Seus sonetos são líricos, sentimentais e até mesmo cômicos, sofrendo influência direta de poetas franceses como Leconte de Lisle (1818-1894), Théodore de Banville (1823-1891) e François Coppée (1842-1908).

Descrição do livro:
Páginas: 64
Gênero: Teatro
Idioma: Português



Recomendações:
Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Artur Azevedo
  • livro A Capital Federal download grátis
  • Teatro A Capital Federal grátis em pdf
  • A Capital Federal pdf
  • baixar A Capital Federal pdf
  • A Capital Federal baixar livro
  • download livro A Capital Federal epub
  • baixar A Capital Federal mobi grátis
  • Artur Azevedo pdf
  • Artur Azevedo download
  • A Capital Federal ler online
  • A Capital Federal ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes