A Dança dos Ossos - Bernardo Guimarães

A Dança dos Ossos - Bernardo Guimarães

A Dança dos Ossos

Bernardo Guimarães

Sinopse:
A dança dos ossos consta no livro “Lendas e Romances”, publicado em 1871. O livro menos conhecido de Bernardo Guimarães narra, com construções sintáticas e expressões bem brasileiras, três aventuras de natureza diversa, “Uma História de Quilombolas ”, “A Garganta do Inferno” e “A dança dos ossos”. Histórica, a primeira descreve um reduto de escravos fugidos. A segunda, lendária, toca nas fantasias da mineração. A terceira é um “caso de assombração” com sabor folclórico . Além de Lendas e Romances Bernardo Guimarães publicou “História e Tradições da Província de Minas Gerais” (1872) que contém as histórias “A Cabeça de Tiradentes”, “A Filha do Fazendeiro” e “Jupira” e “O Pão de Ouro” (1879).

Sobre o Autor:
Bernardo Joaquim da Silva Guimarães nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 15 de agosto de 1825, e faleceu na mesma cidade, em 10 de março de 1884.  O magistrado, jornalista, professor, romancista e poeta é o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras, por escolha de Raimundo Correia. Era filho de Joaquim da Silva Guimarães e Constança Beatriz de Oliveira. Dos 4 aos 16 anos viveu em Uberaba e Campo Belo, impregnando-se das paisagens que mais tarde descreveria em seus romances e em alguns poemas. Antes dos 17 estava de volta a Ouro Preto, onde terminou os estudos preparatórios, como era denominada a formação básica na época.

Estudou Direito na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se tornou amigo de Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa, com os quais projetou a publicação de uma de suas obras chamada de “As três liras”. Juntamente com outros estudantes, Bernardo Guimarães, Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa fundaram a “Sociedade Epicureia”, a que se atribuíram “coisas fantásticas”, que ganharam fama no meio paulistano. O nome “Sociedade Epicureia” faz referência ao filósofo Epicuro de Samos (341-270 a. C) e ao Epicurismo, escola filosófica fundada que primava pelo gozo dos prazeres materiais moderados, opondo-se, assim, à rigidez dos valores religiosos.

Descrição do livro:
Páginas: 13
Gênero: Conto
Idioma: Português



Recomendações: