Centenas de Livros em Domínio Público

A Pata da Gazela - José de Alencar

A Pata da Gazela - José de Alencar

A Pata da Gazela

José de Alencar

Sinopse:
A Pata da Gazela foi inicialmente publicado em 1870. Baseado na fábula O Leão Amoroso de Jean de La Fontaine e no conto A Cinderela, o livro retracta de forma irónica a sociedade brasileira do século XIX.

A história gira em torno de Horácio, Leopoldo, Laura e Amélia. Horácio, rapaz jovem e sedutor, vê quando o lacaio das moças derruba um pé de um par de botinas de pelica e seda, pequeninas e mimosas e apaixona-se pela dona dos pés desconhecidos. Leopoldo, que estava na mesma rua, vê de relance Amélia e apaixona-se pelo seu sorriso, mesmo após um vislumbre dos pés disformes que ele pensa serem os dela. A partir deste acaso, a trama se desenvolve num triângulo amoroso entre Horácio, Amélia e Leopoldo.

A Pata da Gazela é uma obra de José de Alencar que demonstra como o amor deve ser guiado pela alma, como Leopoldo e não pela aparência, como Horácio.

Sobre o Autor:
José Martiniano de Alencar nasceu em 1º de maio de 1829 na cidade de Messejana, no Ceára. Com apenas 1 ano de idade, sua família muda-se para o Rio de Janeiro, que na época era capital do Império do Brasil.

Estudou no Colégio de Instrução Elementar e, em 1846, com 17 anos, Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na capital paulista, formando-se em 1850. Durante esses anos na Universidade, criou a revista intitulada “Ensaios Literários”.

José de Alencar foi uma figura multifacetada, exerceu sua profissão de advogado e atuou na política elegendo-se Deputado Estadual do Ceará (1861). Foi também chefe da Secretaria do Ministério da Justiça (1859) e Ministro da Justiça (1868-1870).

Atuou como jornalista no “Correio Mercantil” (1854) e redator-chefe no “Diário do Rio de Janeiro” a partir de 1856. Nesse mesmo ano, publicou seu primeiro romance: “Cinco Minutos”.

No ano seguinte, publicou dois romances, “A Viuvinha” e “O Guarani”. Casou-se com Ana Cochrane e, em 1872, teve seu primeiro filho, Mário Cochrane de Alencar (membro da Academia Brasileira de Letras).

Descrição do livro:
Páginas: 63
Gênero: Romance
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar José de Alencar
  • livro A Pata da Gazela download grátis
  • Romance A Pata da Gazela grátis em pdf
  • A Pata da Gazela pdf
  • baixar A Pata da Gazela pdf
  • A Pata da Gazela baixar livro
  • download livro A Pata da Gazela epub
  • baixar A Pata da Gazela mobi grátis
  • José de Alencar pdf
  • José de Alencar download
  • A Pata da Gazela ler online
  • A Pata da Gazela ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes