A relação dos professores de matemática com o proceso de transposição didática - José Maria Eça de Queirós

A relação dos professores de matemática com o proceso de transposição didática - José Maria Eça de Queirós

A relação dos professores de matemática com o processo

de transposição didática, apoios na interdisciplinaridade,

na contextualização e na complexidade do conhecimento

José Maria Eça de Queirós

Sinopse:
A pesquisa objetiva investigar as concepções dos professores de Matemática quanto ao processo de Transposição Didática do Conhecimento – pelo viés da interdisciplinaridade e da contextualização – e a relação que ele estabelece com a Complexidade do saber. Busca também fundamentação teórica para o entendimento do que é a complexidade; a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento e a relação dessas questões com o processo de transposição didática. Tem-se por hipótese que o professor de matemática; pela alta hiperespecialização do saber que trabalha; e preso ao Paradigma Cartesiano não se preocupa com a sua formação enquanto sujeito epistêmico e acaba por formular conceitos pautados no senso comum. Disto resulta tamanha dificuldade em entender e estabelecer relação entre tais concepções; a resistência em aceitar o conhecimento do conhecimento em constante movimento e a ausência de reflexão sobre o processo de transposição didática. Como parte dos dados analisados tem-se que a contextualização e a interdisciplinaridade não são ações; mas concepções epistemológicas; nas quais se fundamenta o processo de transposição didática; pelo viés da complexidade do conhecimento. E a contextualização é condição essencial para que o conhecimento seja transposto de cientifico a conhecimento a ser ensinado. Para os professores; no entanto a contextualização do saber é entendido como relacionar o conhecimento matemático com seu cotidiano. A reflexão sobre o processo de Transposição Didática se fez totalmente ausente. E a complexidade como algo de difícil entendimento; complicado; como por exemplo; a matemática.

Descrição do livro:
Páginas: 105
Gênero: Tese
Idioma: Português



Recomendações: