Centenas de Livros em Domínio Público

As Religiões no Rio - João do Rio

As Religiões no Rio - João do Rio

As Religiões no Rio

João do Rio

Sinopse:
Há cerca de três décadas fora de catálogo, As religiões no Rio (Editora José Olympio) é uma compilação de reportagens publicadas na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, entre janeiro e março de 1904. O autor: um jovem jornalista chamado João Paulo Coelho Barreto, que acabara de adotar o pseudônimo de João do Rio e que em breve se tornaria um dos mais famosos escritores do país. Publicado originalmente pela Livraria Garnier em 1906, vendeu mais de dez mil exemplares nos anos seguintes. A obra integra a coleção Sabor Literário - cujo ícone é um cerejinha, o toque especial -, que apresenta aos leitores textos inéditos ou pouco conhecidos de grandes escritores.

Sobre o Autor:
Paulo Barreto (João P. Emílio Cristóvão dos Santos Coelho B.; pseudônimo literário: João do Rio), jornalista, cronista, contista e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 5 de agosto de 1881, e faleceu na mesma cidade em 23 de junho de 1921. Eleito em 7 de maio de 1910 para a Cadeira n. 26, na sucessão de Guimarães Passos, foi recebido em 12 de agosto de 1910, pelo acadêmico Coelho Neto.

Era filho de educador Alfredo Coelho Barreto e de Florência Cristóvão dos Santos Barreto. Adepto do Positivismo, o pai fez batizar o filho na igreja positivista, esperando que o pequeno Paulo viesse a seguir os passos de Teixeira Mendes. Mas Paulo Barreto jamais levaria a sério a igreja comtista, nem qualquer outra, a não ser como tema de reportagem. Fez os estudos elementares e de humanidades com o pai.

Aos 16 anos, ingressou na imprensa. Em 1918, estava no jornal Cidade do Rio, ao lado de José do Patrocínio e o seu grupo de colaboradores. Surgiu então o pseudônimo de João do Rio, com o qual se consagraria literariamente. Seguiram-se outras redações de jornais, e João do Rio se notabilizou como o primeiro homem da imprensa brasileira a ter o senso da reportagem moderna. Começou a publicar suas grandes reportagens, que tanto sucesso obtiveram no Rio e em todo o Brasil, entre as quais "As religiões no Rio" e inquérito "Momento literário", ambos reunidos depois em livros ainda hoje de leitura proveitosa, sobretudo o segundo, pois constitui excelente fonte de informações acerca do movimento literário do final do século XIX no Brasil.

Descrição do livro:
Páginas: 82
Gênero: Literatura
Idioma: Português


Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar João do Rio
  • livro As Religiões no Rio download grátis
  • Literatura As Religiões no Rio grátis em pdf
  • As Religiões no Rio pdf
  • baixar As Religiões no Rio pdf
  • As Religiões no Rio baixar livro
  • download livro As Religiões no Rio epub
  • baixar As Religiões no Rio mobi grátis
  • João do Rio pdf
  • João do Rio download
  • As Religiões no Rio ler online
  • As Religiões no Rio ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes