Atividade, Consciência e Personalidade - Alexei N. Leontiev

Atividade, Consciência e Personalidade - Alexei N. Leontiev

Atividade, Consciência e Personalidade

Alexei N. Leontiev

Sinopse:
A crise metodológica que a psicologia mundial vem tentando resolver durante os últimos cem anos destruiu o sistema unificado do conhecimento psicológico. Os psicólogos dividiram-se em diversas escolas e direções, e seus representantes discutem entre si sobre o assunto de sua ciência. Considerando formas de resolver a crise, A. N. Leontev, membro ativo da Academia de Ciências Pedagógicas da URSS, demonstra em seu livro a superioridade da metodologia marxista na resolução de problemas fundamentais da psicologia contemporânea.
O livro é dirigido a filósofos, psicólogos e professores, e a todos que estejam interessados nas questões teóricas da ciência que diz respeito à origem, à função e à estrutura do reflexo psicológico da realidade.

Sobre o Autor:
Toda a vida de Alexei Leontiev esteve ligada à Universidade Estadual Lomonosov de Moscou (MGU). Em 1921, começou seus estudos na Faculdade de História e Filologia da Universidade. A Faculdade de História e Filologia incluía, na época, um Departamento de filosofia no qual G. I. Chelpanov ensinava psicologia, e Leontiev estudou psicologia com ele. Em 1924, Leontiev graduou-se onde depois veio a ser a Faculdade de Ciências Sociais.

De 1924 a 1930, Leontiev trabalhou junto com L.S.Vigotski. Em 1931, foi indicado para uma das instituições de psicologia em Kharkov, mas continuou sua colaboração com Vigotski. Em 1950, Leontiev tornou-se o chefe do Departamento de psicologia na Faculdade de filosofia de MGU. Foi em função de seu trabalho e de seus esforços árduos que esse departamento se tornou uma Faculdade independente em 1966.

Leontiev estudou a memória e a atenção deliberadas, e desenvolveu sua própria teoria da atividade que ligava o contexto social com o desenvolvimento. A teoria da atividade de Leontiev foi a base de muita pesquisa na Rússia, particularmente nas áreas da brincadeira e da aprendizagem.

Alexei Leontiev formulou o conceito de atividade como formação sistemática e unidade de análise para as ciências humanas. A atividade é um sistema coletivo derivado de um objeto e de um motivo. Realiza-se através de ações individuais dirigidas por objetivos. As ações, por sua vez, são realizadas por meio de operações rotineiras, que dependem das condições da ação. Para entender e facilitar o desenvolvimento, precisamos estudar e modificar sistemas coletivos de atividade completos, seus objetos e motivos, e não apenas ações e habilidades isoladas.

Descrição do livro:
Páginas: 37
Gênero: Educação
Idioma: Português



Recomendações: