Centenas de Livros em Domínio Público

Elogio da Loucura - Erasmo de Roterdã

Elogio da Loucura - Erasmo de Roterdã

Elogio da Loucura

Erasmo de Roterdã

Sinopse:
Elogio da loucura é considerada, hoje, uma das obras mais influentes sobre a literatura do mundo ocidental e um dos catalisadores da Reforma Protestante. O autor concebeu as grandes linhas desta obra durante suas viagens de trem entre a Itália e a Alemanha, em seguida, revisou e desenvolveu seu trabalho, originalmente escrito em uma semana, durante sua estadia na residência de Thomas Morus (autor de Utopia), em Bucklersbury, Inglaterra. Para surpresa do próprio, a obra teve uma grande difusão e conheceu um imediato sucesso e prestígio.

Sobre o Autor:
Erasmo de Roterdã ou Desidério Erasmo (nome literário adotado por Geert Geerts – Roterdã ou Gouda, Holanda, 28 de outubro de 1466/7 ou 69; Basiléia, Suíça, 12 de julho de 1536) foi um humanista e filósofo holandês famoso pelo seu amplo conhecimento dos mais diversos assuntos ligados ao conhecimento humano, além de um dos maiores críticos do dogma católico romano e da imoralidade do clero.

Filho ilegítimo de um padre, acabou por ordenar-se monge. Estudou na Holanda e França antes de viajar para a Inglaterra em 1498, onde estudou grego na Universidade de Oxford. Publica seu primeiro tratado teológico em 1503, o Manual do Cavaleiro Cristão, e logo depois parte para Veneza e Roma, para ser recebido pelo papa Júlio II. Em 1499 retorna à Inglaterra, e faz amizade com intelectuais locais, em especial Thomas More. É nesta época que escreve sua obra-prima, O Elogio da Loucura, que defendia a tolerância e a liberdade de pensamento e denunciava as ações da Igreja..

Embora fosse clérigo e profundamente cristão, Erasmo de Roterdã ficará conhecido pela sua oposição ao domínio exercido pela Igreja sobre a educação, a cultura e a ciência. Era preciso muita ousadia para ir contra as instituições religiosas da época, que tinham um controle rígido sob vários aspectos da vida das pessoas.

O pensamento de Erasmo era caracterizado pela liberação da criatividade e da vontade do ser humano, que ia de encontro ao pensamento escolástico, segundo o qual todas as questões terrenas tinham resposta na doutrina religiosa. Essa liberdade de pensamento será utilizada contra Erasmo, que é acusado de inspirar Martinho Lutero a se rebelar contra a Igreja, num episódio que se desdobraria em outras disputas teológicas até o final de sua vida.

Descrição do livro:
Páginas: 78
Gênero: Educação
Idioma: Português


Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Erasmo de Roterdã
  • livro Elogio da Loucura download grátis
  • Educação Elogio da Loucura grátis em pdf
  • Elogio da Loucura pdf
  • baixar Elogio da Loucura  pdf
  • Elogio da Loucura  baixar livro
  • download livro Elogio da Loucura epub
  • baixar Elogio da Loucura mobi grátis
  • Erasmo de Roterdã pdf
  • Erasmo de Roterdã download
  • Elogio da Loucura ler online
  • Elogio da Loucura ler grátis


OFERTAS DA SEMANA:


Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes