Manifesto Comunista - Friedrich Engels, Karl Marx

Manifesto Comunista - Friedrich Engels, Karl Marx

Manifesto Comunista

Friedrich Engels, Karl Marx

Sinopse:
Escrito em 1848, o Manifesto só passou a circular amplamente nos anos seguintes, tornando-se leitura obrigatória para os militantes de esquerda no mundo todo. Numa Europa marcada pela eclosão de movimentos operários, era preciso unificar as ideias comunistas e produzir um documento que servisse de guia de ação aos trabalhadores. Dois jovens de origens diversas se juntaram para produzir o documento: Karl Marx, alemão de classe média exilado na Inglaterra, e Friedrich Engels, filho da burguesia industrial inglesa.
Pela linguagem direta e pelo caráter de síntese de ideias, o Manifesto comunista teve função determinante na formação de lideranças nas revoluções que eclodiram no século XX, como na Rússia, na China e em Cuba. Embora alguns digam que os postulados do Manifesto não encontram lugar no mundo de hoje, o texto continua a ser lido e a inspirar a análise da nossa realidade.

Publicado em 1848, o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, é um dos textos mais poderosos da história da humanidade. Sua influência o torna leitura obrigatória para entender os debates mais decisivos do nosso tempo. Apesar das poucas páginas, faz uma análise profunda do capitalismo que é sarcástica, mas, ao mesmo tempo, entusiasmada pelas possibilidades abertas por tal regime de produção. Passados 150 anos continua sendo a melhor introdução às ideias que definem o Comunismo e a mais lúcida explicação de seus objetivos.

O Manifesto Comunista é o texto político mais influente já escrito – poucos chamados à ação foram capazes de efetivamente agitar e mudar o mundo. Agora, no despertar de um novo século, sob uma dura crise financeira e em um mundo construído sobre regimes de austeridade permanente, cada vez mais dominado por terríveis disparidades econômicas, ele permanece um ponto de referência para quem tenta compreender as transformações que são hoje forjadas pelo capitalismo e suas formas concomitantes de exploração. Foi a Revolução Russa de 1917 que transformou a escala do Manifesto, tornando-o o texto-chave para socialistas de todos os lugares. 

Descrição do livro:
Páginas: 21
Gênero: Ciência Política
Idioma: Português



Recomendações: