Centenas de Livros em Domínio Público

O Guarani - José de Alencar

O Guarani - José de Alencar

O Guarani

José de Alencar

Sinopse:
O guarani – um dos romances mais importantes de José de Alencar – foi uma das primeiras obras criadas com o objetivo de fundar uma literatura brasileira autônoma em relação à tradição portuguesa. Foi inicialmente publicada em forma de folhetim, em meados de 1857, concedendo grande popularidade a Alencar. Quando, no final do mesmo ano, foi transformado em livro, sofreu pequenas modificações. Em meio à história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, José de Alencar cria uma narrativa épica, cheia de amor, aventura, traição, lutas e vingança, prendendo a atenção do leitor a cada nova página. O romance proclama a brasilidade, focando importantes aspectos da realidade brasileira do século XVII: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral.

A inspiração de José de Alencar nunca esteve mais aguçada do que no desfilar desta historia, onde apurou descrições dignas de pintor exímio e a narração de lances épicos contrastantes com as cenas ternas de delicado lirismo. Na caracterização dos personagens, as arestas da alma selvagem se suavizaram no convívio com a feminilidade gentil da heroína civilizada e ambos se identificam. Publicado primeiro em folhetins no Diário do Rio de Janeiro (1857), no mesmo ano apareceu em livro. No plano geral da sua obra de ficção, Alencar incluiu o livro na segunda fase do período orgânico da literatura nacional, “que representa o consórcio do povo invasor com a terra americana, que dele recebia a cultura e lhe retribuía nos eflúvios de sua natureza virgem e nas reverberações de um solo esplêndido”. A crítica porém o considera a maior realização do nosso “Indianismo”. Publicado primeiro em folhetins no Diário do Rio de Janeiro (1857), no mesmo ano apareceu em livro. No plano geral da sua obra de ficção, Alencar incluiu o livro na segunda fase do período orgânico da literatura nacional, “que representa o consórcio do povo invasor com a terra americana, que dele recebia a cultura e lhe retribuía nos eflúvios de sua natureza virgem e nas reverberações de um solo esplêndido”. A crítica porém o considera a maior realização do nosso “Indianismo”.

Descrição do livro:
Páginas: 253
Gênero: Romance
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar José de Alencar
  • livro O Guarani download grátis
  • Romance O Guarani grátis em pdf
  • O Guarani pdf
  • baixar O Guarani pdf
  • O Guarani baixar livro
  • download livro O Guarani epub
  • baixar O Guarani mobi grátis
  • José de Alencar pdf
  • José de Alencar download
  • O Guarani ler online
  • O Guarani ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes