Centenas de Livros em Domínio Público

O Príncipe - Nicolau Maquiavel

O Príncipe - Nicolau Maquiavel

O Príncipe

Nicolau Maquiavel (Niccolò Machiavelli)

Sinopse:
O Mais famoso manual de poder de todos os tempos! Escrito por Maquiavel, em 1532, O Príncipe é considerado um manual de como fazer jogo político, refletindo os conhecimentos da arte política dos estadistas de seu tempo, e expressando claramente a mentalidade da época. Maquiavel dá uma série de conselhos ao príncipe, expondo uma norma de ação autoritária, de interesse do Estado. O Príncipe transformou-se, com o passar dos anos, em obra de predileção de diversas personalidades no decorrer da história como, por exemplo, de Napoleão Bonaparte, que tinha o livro de cabeceira e costumava, constantemente, anotar em seu exemplar uma série de observações; Benito Mussolini, o líder fascista italiano, que não perdia a oportunidade de elogiar a obra publicamente; o filosofo inglês Francis Bacon e o pensador holandês Barush de Espinoza também foram seus admiradores. Atualmente, costuma-utilizar as lições contidas em O Príncipe, juntamente com o clássico chinês A arte da Guerra, nas modernas escolas de Administração e formação de lideranças. Nem mesmo a inclusão do livro Index (o índice de livros proibidos pela igreja católica) foi capaz de barrar sua popularidade. Um cuidado especial foi tomado com as notas históricas explicativas para facilitar o entendimento do assunto e a imersão do leitor na época e na situação em que o livro foi escrito.

Àqueles que chegam desavisados ao texto límpido e elegante de Nicolau Maquiavel pode parecer que o autor escreveu, na Florença do século XVI, um manual abstrato para a conduta de um mandatário. Entretanto, esta obra clássica da filosofia moderna, fundadora da ciência política, é fruto da época em que foi concebida. Em 1513, depois da dissolução do governo republicano de Florença e do retorno da família Médici ao poder, Maquiavel é preso, acusado de conspiração. Perdoado pelo papa Leão X, ele se exila e passa a escrever suas grandes obras. O príncipe, publicado postumamente, em 1532, é uma esplêndida meditação sobre a conduta do governante e sobre o funcionamento do Estado, produzida num momento da história ocidental em que o direito ao poder já não depende apenas da hereditariedade e dos laços de sangue. Mais que um tratado sobre as condições concretas do jogo político, O príncipe é um estudo sobre as oportunidades oferecidas pela fortuna, sobre as virtudes e os vícios intrínsecos ao comportamento dos governantes, com sugestões sobre moralidade, ética e organização urbana que, apesar da inspiração histórica, permanecem espantosamente atuais.

Descrição do livro:
Páginas: 109
Gênero: Filosofia
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Nicolau Maquiavel
  • livro O Príncipe download grátis
  • Filosofia O Príncipe grátis em pdf
  • O Príncipe pdf
  • baixar O Príncipe pdf
  • O Príncipe baixar livro
  • download livro O Príncipe epub
  • baixar O Príncipe mobi grátis
  • Nicolau Maquiavel pdf
  • Nicolau Maquiavel download
  • O Príncipe ler online
  • O Príncipe ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes