Alfred Binet - René Zazzo

Alfred Binet - René Zazzo

Alfred Binet

René Zazzo

Trecho:
“A antiga pedagogia é como uma carruagem fora de moda: range, mas ainda pode ser útil. [A nova pedagogia] tem o aspecto de uma máquina de precisão; mas as peças parecem não ter relação umas com as outras, e a máquina tem um defeito: ela não funciona.”

Assim Alfred Binet se expressa no capítulo final de seu último livro, Ideias modernas sobre as crianças. Publicada em 1911, esta obra é um balanço crítico do que “trinta anos de pesquisas experimentais [...] nos ensinaram sobre as coisas da educação”. Entretanto, o autor não se limita a um resumo de suas pesquisas – as suas e as dos outros –; ele se empenha em sugerir novas pesquisas, a esboçar, assim, “a obra de amanhã”. Mas não haverá amanhã para ele: Binet morre alguns meses depois da publicação de seu livro. O balanço toma, então, ares de um testamento.

“Eu procurei meu caminho”, disse ele, “entre a antiga pedagogia e aquela que nos prometem os inovadores, gente do laboratório.” Foram lembradas suas palavras? Ou, pelo menos, engajamonos nesta via mediana considerada por Binet?
[...]

Descrição do livro:
Páginas: 142
Gênero: Ministério da Educação
Idioma: Português



Recomendações: