Apostila OpenOffice - Planilha Eletrônica - Walter Antônio Duarte Filho

Apostila OpenOffice - Planilha Eletrônica

Walter Antônio Duarte Filho

Sinopse:
A adoção do OpenOffice está proporcionando à Assembléia uma grande economia de recursos, pois trata-se de um pacote gratuito de softwares. Seu editor de textos Writer, no qual este manual foi feito, e sua planilha eletrônica Calc serão, assim, importantes aliados do nosso processo de informatização, criando melhores condições para seu avanço consistente, na medida em que reduzem significativamente o custo das nossas estações de trabalho.

Tenha certeza de que essa mudança no conjunto padrão de softwares dos microcomputadores da Casa não levou em conta apenas a necessidade e a oportunidade de economia com o licenciamento de programas. Não poderíamos abrir mão da qualidade a que nos acostumamos com as soluções atualmente em uso. Exatamente por isso, outras alternativas que já vinham surgindo nos últimos anos foram descartadas sucessivamente, até que foi lançado o OpenOffice, que está conquistando um mercado crescente em todo o mundo e que avaliamos positivamente após diversos testes, inclusive uma implantação piloto em toda a Gerência-Geral de Sistemas de Informações. Novos cursos e manuais foram especialmente preparados para facilitar ao máximo sua introdução na Assembléia, que está sendo feita progressivamente.

Além de gratuito, o OpenOffice é também um “software livre”. Tal definição se aplica ao programa cujos usuários têm a liberdade de usá-lo com qualquer propósito; estudar seu funcionamento e adaptá-lo às suas necessidades; redistribuir cópias suas de modo a ajudar outras pessoas; e aperfeiçoá-lo e liberar seus aperfeiçoamentos para que toda a comunidade se beneficie. Foi justamente por ser um software livre que o OpenOffice pôde ser traduzido do original em inglês para o nosso idioma, aqui mesmo no Brasil, por um grupo de técnicos que trabalharam voluntariamente, com a coordenação necessária para se garantir a qualidade exigida. Dentro desse mesmo espírito de liberdade e colaboração, este manual foi feito para poder ser compartilhado por todos, conforme os termos constantes da página seguinte.

Descrição do livro:
Páginas: 45
Gênero: Ciência da Computação
Idioma: Português



Recomendações: