Centenas de Livros em Domínio Público

Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens - Jean-Jacques Rousseau

Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens - Jean-Jacques Rousseau

Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens

Jean-Jacques Rousseau

Sinopse:
Este notável clássico da filosofia política foi escrito por Rousseau para atender à questão posta pela Academia de Dijon ― “Qual é a origem da desigualdade entre os homens e se ela é legitimada pela lei natural”. Em sua resposta, o filósofo se pergunta em primeiro lugar “o que é o homem?”. Para tanto, remonta à ideia de estado de natureza, para em seguida evidenciar o quanto a humanidade se afastou dele e, assim, fixar o cerne do problema da desigualdade entre os homens. Segundo Rousseau, o crescimento da civilização corrompe a felicidade natural do homem e sua liberdade ao criar desigualdades artificiais de riqueza, poder e privilégios sociais. Alvo de duras críticas ao longo dos séculos, este discurso se mantém tão atual e polêmico quanto o foi em 1755.

Jean-Jacques Rousseau foi um dos pais da Revolução Francesa - a primeira das revoluções modernas, baseada em princípios liberais, democráticos e nacionalistas. O Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (Discours sur l origine et les fondements de l inégalité parmi les hommes) foi escrito em 1754 para participar de uma competição por um prémio da Academia de Dijon, respondendo o seguinte: O que é a origem da desigualdade entre os homens, e é ela autorizada pelo direito natural? Apesar de não ter obtido reconhecimento do comitê julgador do prémio por essa obra, Russeau publicou o texto em 1755. A obra cita as bases sobre as quais se firma o processo gerador das desigualdades sociais e morais entre os seres humanos. Segundo Rousseau, as desigualdades entre os homens têm como base a noção de propriedade privada e a necessidade de um superar o outro, numa busca constante de poder e riquezas, para subjugar os seus semelhantes.

Apresentação:
Nélson Jahr Garcia
Rousseau, com os seus companheiros enciclopedistas e da maçonaria, nos ensinou a respeitar o ser humano, amar a natureza e a sentir paixão pela liberdade. Foi devido a essa influência, pelo menos em parte, que lutamos contra o jugo português, proclamamos a República, enfrentamos a ditadura do Estado Novo e o regime militar. Aprendemos também a defender as florestas, os animais, a vida enfim.
Em "Sobre a origem da desigualdade", Rousseau mostra o caminho histórico percorrido pelo ser humano, passando do estado de natureza para o estado civilizado. Discute as contradições e antagonismos que permearam esse processo e defende a volta ao estado natural, sob novas formas.
Suas concepções sobre o Direito Natural, no Prefácio, são brilhantes.
A conclusão final nos leva a pensar e, espero, a agir um dia:
"Essa distinção determina suficientemente o que se deve pensar, nesse sentido, da espécie de desigualdade que reina entre todos os povos policiados, pois é manifestamente contra a lei da natureza, de qualquer maneira que a definamos, que uma criança mande num velho, que um imbecil conduza um homem sábio, ou que um punhado de pessoas nade no supérfluo, enquanto à multidão esfomeada falta o necessário".
Liberdade também se aprende, com Rousseau o caminho é mais breve.

Sobre o Autor:
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano de 1712 e morreu no de 1778.
Dotado de excepcionais qualidades de inteligência e imaginação, foi ele um dos maiores escritores e filósofos do seu tempo. Em suas obras, defende a idéia da volta à natureza, a excelência natural do homem, a necessidade do contrato social para garantir os direitos da coletividade. Seu estilo, apaixonado e eloqüente, tornou-se um dos mais poderosos instrumentos de agitação e propaganda das idéias que haviam de constituir, mais tarde, o imenso cabedal teórico da Grande Revolução de 1789-93. Ao lado de Diderot, D'Alembert e tantos outros nomes insignes que elevaram, naquela época, o pensamento científico e literário da França, foi Rousseau um dos mais preciosos colaboradores do movimento enciclopedista. Das suas numerosas obras, podem citar-se, dentre as mais notáveis: Júlia ou A Nova Heloísa (1761), romance epistolar, cheio de grande sentimentalidade e amor à natureza; O Contrato Social (1762), onde a vida social é considerada sobre a base de um contrato em que cada contratante condiciona sua liberdade ao bem da comunidade, procurando proceder sempre de acordo com as aspirações da maioria; Emílio ou Da Educação (1762), romance filosófico, no qual, partindo do princípio de que "o homem é naturalmente bom" e má a educação dada pela sociedade, preconiza "uma educação negativa como a melhor, ou antes, como a única boa"; As Confissões, obra publicada após a morte do autor (1781-1788), e que é uma autobiografia sob todos os pontos-de-vista notável.
Quanto ao Discurso, aqui editado, composto em 1753 para responder à questão proposta pela Academia de Dijon, isto é: A Origem da Desigualdade entre os Homens, era a obra de Rousseau, como ele próprio informa nas suas Confissões, que o seu genial contemporâneo Diderot mais apreciava. Eis aí o melhor elogio que se poderia fazer da presente edição.

Descrição do livro:
Páginas: 203
Gênero: Filosofia
Idioma: Português


Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Jean-Jacques Rousseau
  • livro Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens download grátis
  • Filosofia Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens grátis em pdf
  • Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens pdf
  • baixar Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens pdf
  • Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens baixar livro
  • download livro Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens epub
  • baixar Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens mobi grátis
  • Jean-Jacques Rousseau pdf
  • Jean-Jacques Rousseau download
  • Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens ler online
  • Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens ler grátis


OFERTAS DA SEMANA:


Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes