Centenas de Livros em Domínio Público

Farsa de Inês Pereira - Gil Vicente

Farsa de Inês Pereira - Gil Vicente

Farsa de Inês Pereira

Gil Vicente

Sinopse:
Esta peça, apresentada primeiramente a Dom João III, rei de Portugal, é considerada a mais divertida, complexa e humanista de Gil Vicente. A personagem Inês Pereira, calculista e ambiciosa, sonha casar-se e livrar-se da vida doméstica, mas, a princípio, não se interessa por Pêro Marques, camponês provinciano, mas honesto, preferindo casar-se com Brás da Mata, escudeiro de má índole e dissimulado. A vida, o caráter e os costumes da jovem são uma crítica às mulheres burguesas, ambiciosas e insensatas da época. Apresentando aspectos histórico, social e linguístico, o teatro poético de Gil Vicente proporciona uma reflexão acerca das mentalidades medieval e pré-renascentista, trazendo à luz uma sociedade em transição. Empregando ironias, paródia s, trocadilhos e insinuações apimentadas, o autor mostra sua versatilidade de linguagem neste clássico da literatura. A obra, fruto de um desafio que Gil Vicente aceitou para provar seu talento, mostra as atitudes da jovem Inês Pereira, que simboliza vamos valores de uma época. A comédia é dividida em quatro partes principais e oito cenas, sem mudar o cenário. Inês está sempre presente em todas as cenas. A intenção do autor foi comprovar o provérbio: "Mais quero um asno que me carregue, que um cavalo que me derrube".

Sobre o Autor:
Gil Vicente (c. 1465- c. 1536) foi ourives, autor da Custódia de Belém, e o primeiro grande dramaturgo português. É considerado o pai do teatro português. A obra vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento, fazendo-se o balanço de uma época onde as hierarquias e a ordem social eram regidas por regras inflexíveis, para uma nova sociedade onde se começa a subverter a ordem instituída, ao questioná-la. Foi o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita. A Ateliê Editorial publicou as obras vicentinas Auto da Barca do Inferno, com comentários e notas do Prof. Ivan Teixeira; Gil Vicente, com comentários e notas do  Prof. Segismundo Spina, apresentando três peças: Farsa de Inês Pereira, Auto da Barca do Inferno e O Velho da Horta; e Farsa de Inês Pereira, com apresentação e notas dos Profs. Izete Fragata e Carlos Minchillo.

Descrição do livro:
Páginas: 24
Gênero: Teatro
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Gil Vicente
  • livro Farsa de Inês Pereira download grátis
  • Teatro Farsa de Inês Pereira grátis em pdf
  • Farsa de Inês Pereira pdf
  • baixar Farsa de Inês Pereira pdf
  • Farsa de Inês Pereira baixar livro
  • download livro Farsa de Inês Pereira epub
  • baixar Farsa de Inês Pereira mobi grátis
  • Gil Vicente pdf
  • Gil Vicente download
  • Farsa de Inês Pereira ler online
  • Farsa de Inês Pereira ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes