Aprendendo com projetos - Fernando Moraes Fonseca Júnior

Aprendendo com projetos

Fernando Moraes Fonseca Júnior

Sinopse:
A informática tem sido considerada como um evento quase mágico que cai sobre a escola para ser devorada pelos educadores. Presenciamos uma espécie de antropofagismo pedagógico. A informática aparece como um acontecimento à parte do que já vínhamos fazendo na Educação escolar. É preciso jogar tudo fora e começar de novo...
Diz o senso comum: “A escola é velha, a informática é nova. Os professores são ultrapassados, os métodos tecnológicos são inovadores. Os alunos são desmotivados, a tecnologia dos botões e telinhas trará aos jovens o desejo de conhecer”.
Essas profecias tecnológicas simplificadoras esquecem-se de que o que determina a eficácia do ensino e da aprendizagem é a existência de um Plano Pedagógico Escolar adequado, rico, consistente, motivador, crítico e inovador.
As escolas que têm um plano pedagógico ruim usarão a tecnologia (qualquer que seja ela) para fazerem o seu trabalho de forma ainda pior, pois a tecnologia não conserta nada, não inventa consistência para um programa de baixa qualidade educacional. Ela apenas potencializa o que existe.
Se o plano pedagógico da escola é fraco e desconexo, o uso de tecnologia avançada o tornará ainda mais desconexo e inconsistente. Só que agora com uma cara moderninha.

Descrição do livro:
Páginas: 44
Gênero: Educação
Idioma: Português



Recomendações: