Centenas de Livros em Domínio Público

Carta ao Pai - Franz Kafka

Carta ao Pai - Franz Kafka

Carta ao Pai

Franz Kafka

Sinopse:
A Carta ao pai é uma peça fascinante da obra de Franz Kafka. Dificilmente algum filho pôde escrever ao pai carta mais pungente do que esta. Nela o grande escritor realiza um ajuste de contas memorável com o tirano familiar Hermann Kafka. O móvel do confronto é uma tentativa de casamento do filho que o pai desaprova, mas o texto abrange toda a relação entre ambos, num ritmo dolorosamente ágil. Como sempre, a capacidade de análise e argumentação do escritor surpreende. Aqui ela transforma uma carta em documento perene da literatura universal.

Sobre o Autor:
Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883 na cidade de Praga, Boêmia (hoje República Tcheca), então pertencente ao Império Austro-Húngaro. Era o filho mais velho de Hermann Kafka, comerciante  judeu, e de sua esposa  Julie, nascida  Löwy. Fez os seus estudos naquela capital, primeiro no ginásio alemão, mais  tarde  na  velha  Universidade, onde  se  formou  em direito em 1906. Trabalhou como advogado, a princípio na companhia particular  Assicurazioni Generali e  depois  no semiestatal Instituto de Seguros contra Acidentes do Trabalho. Duas vezes  noivo  da  mesma  mulher, Felice  Bauer, não se  casou — nem com ela, nem com outras mulheres que marcaram a sua vida, como Milena Jesenská, Julie Wohryzek e Dora Diamant.  Em 1917, aos 34 anos de idade, sofreu a primeira hemoptise de  uma  tuberculose  que  iria  matá-lo sete  anos  mais  tarde.  Alternando temporadas em sanatórios com o trabalho burocrático, nunca deixou de escrever (“Tudo o que não é literatura me aborrece”), embora tenha publicado pouco e, já no fim da  vida, pedido ao amigo Max Brod que  queimasse  os  seus escritos  — no que evidentemente  não foi atendido. Viveu praticamente a vida inteira em Praga, exceção feita ao período final (novembro de 1923 a março de 1924), passado em Berlim, onde ficou longe da presença esmagadora do pai, que não reconhecia a legitimidade da  sua  carreira  de escritor. A maior parte de sua obra — contos, novelas, romances, cartas e diários, todos escritos em alemão — foi publicada postumamente. Falecido no sanatório de Kierling, perto de Viena, Áustria, no  dia  3 de  junho  de  1924,  um mês  antes  de completar 41 anos de  idade, Franz Kafka  está  enterrado no cemitério judaico  de  Praga.  Quase  desconhecido em vida, o autor de O processo, O castelo, A metamorfose e outras obras-primas da prosa universal é considerado hoje — ao lado de Proust e Joyce — um dos maiores escritores do século.

Descrição do livro:
Páginas: 33
Gênero: Literatura Clássica
Idioma: Português



Recomendações:


livros infantis para ler
Leia para uma criança #issomudapmundo

Uma série de livros infantis que cabe na bolsa, no bolso
e até na palma da mão: fica dentro do celular.
Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento
e em qualquer lugar.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública
O site Livraria Pública tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto PDF, ePub e MOBI que já estão em domínio público ou sob licença de distribuição gratuita. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários, a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.

Contato Facebook Instagram

Recentes

Selos de qualidade


Certificado SSL

Google Safe Browsing