A Educação Como Garantia da Liberdade do Homem Social - Emerson Ricardo Esteves da Fonseca

A educação como garantia da liberdade do homem social -  Emerson Ricardo Esteves da Fonseca

A educação como garantia da liberdade do homem social

Emerson Ricardo Esteves da Fonseca

Trecho do Livro:
Referido projeto de pesquisa tem por base apresentar as linhas gerais de estudo dos aspectos relevantes para o entendimento de Jean-Jacques Rousseau em relação à educação, pois esta, ao longo dos tempos, tem sido tema primordial nas discussões dentro da sociedade.

A educação vem sendo alvo de diversas obras literárias e trabalhos acadêmicos, sua abrangência e importância no contexto social tem norteado o centro das atenções, obtendo marcante presença na mídia, em fóruns, congressos e plataforma política, por intermédio de leis e propostas de investimentos.

Assim, o mencionado tema abre espaço para um importante debate sobre o papel que poderá desempenhar dentro da sociedade, bem como, quais mudanças deverá imprimir na vida humana, quando aplicada. Jean-Jacques Rousseau, filósofo iluminista, considerado um dos pensadores europeus mais importantes do século XVIII, influenciou sua época, por meio de suas idéias liberais 1, levantando importantes questões em seus escritos

. Rousseau, procura em três de suas grandes obras, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, O Contrato Social e Emílio ou Da Educação, trabalhar diversas perpectivas, que vão desde: a origem da desigualdade, o homem primitivo e evoluído, a liberdade, o contrato e a educação.

O projeto procura destacar, as características inerentes ao indivíduo no estado primitivo e desenvolvido, buscando trabalhar o conceito da desigualdade entre os homens, analisando a origem desta. A pesquisa ocupa-se em enfatizar a influência e importancia da natureza na educação.

Descrição do livro:
Páginas: 17
Gênero: Educação
Idioma: Português



Recomendações: