Centenas de Livros em Domínio Público

De Profecia e Inquisição - Pe. Antônio Vieira

De Profecia e Inquisição - Pe. Antônio Vieira

De Profecia e Inquisição

Pe. Antônio Vieira

Sinopse:
Este livro, que leva o título De Profecia e Inquisição, reúne textos de autoria do Padre Antônio Vieira e referentes ao processo que o Santo Ofício promoveu contra o grande missionário e pregador. Esta edição tem por base o livro editado em 1856 por Editores, J.M.C. Seabra & T.Q. Antunes, de Lisboa, lançado em três tomos, com o título Obras Inéditas do Padre Antônio Vieira. Os três tomos, que somaram cerca de 650 páginas, trazem na Advertência a afirmação: "os preciosos e raríssimos manuscritos... no presente volume saem pela primeira vez à luz". São 28 textos independentes, alguns mantendo relação entre si, como os que tratam de "gente de nação", os dos indígenas, os da Inquisição, os do debate das profecias e "esperanças" de Portugal no sebastianismo, cartas, epigramas e mesmo sonetos. Deles esta edição apresenta a "Defesa do Livro intitulado Quinto Império, que é a apologia do livro Clavis Prophetarum etc."; a "Petição do Padre Antônio Vieira ao Tribunal do Santo Ofício de Coimbra"; as "Esperanças de Portugal, Quinto Império do Mundo, primeira e segunda vinda de El-Rei D. João o quarto"; a "Sentença que no Tribunal do Santo Ofício de Coimbra se leu ao Padre Antônio Vieira"; o "Breve de Isenção das Inquisições de Portugal e mais Reinos que em Roma alcançou a seu favor o Padre Antônio Vieira, pelo Papa Clemente X"; as "Reflexões sobre o papel intitulado Notícias Recônditas do modo de proceder do Santo Ofício com os seus presos"; e o "Discurso em que se prova a vinda do senhor Rei D. Sebastião". Como não podia deixar de ser, procurou-se acrescentar a esta edição, alusiva e inserida no âmbito do terceiro centenário da morte de Vieira, que ocorre neste ano da graça de 1998, um documento crítico à altura da obra, razão por que cometeu-se ao Professor Alfredo Bosi a análise destes textos tão curiosos de e sobre o Padre Antônio Vieira.

Sobre o Autor:
Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, em 1608, e morreu na Bahia, em 1697. Com sete anos de idade, veio para o Brasil e entrou para a Companhia de Jesus.

Por defender posições favoráveis aos índios e aos judeus, foi condenado à prisão pela Inquisição, onde ficou por dois anos.

Responsável pelo desenvolvimento da prosa no período do barroco, Padre Antônio Vieira é conhecido por seus sermões polêmicos em que critica, entre outras coisas, o despotismo dos colonos portugueses, a influencia negativa que o Protestantismo exerceria na colônia, os pregadores que não cumpriam com seu ofício de catequizar e evangelizar (seus adversários católicos) e a própria Inquisição.

Descrição do livro:
Páginas: 309
Gênero: Teologia
Idioma: Português



Recomendações:


livros infantis para ler
Leia para uma criança #issomudapmundo

Uma série de livros infantis que cabe na bolsa, no bolso
e até na palma da mão: fica dentro do celular.
Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento
e em qualquer lugar.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública
O site Livraria Pública tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto PDF, ePub e MOBI que já estão em domínio público ou sob licença de distribuição gratuita. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários, a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.

Contato Facebook Instagram

Recentes

Selos de qualidade


Certificado SSL

Google Safe Browsing