Durmeval Trigueiro - Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero

Durmeval Trigueiro - Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero

Durmeval Trigueiro

Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero

Sinopse:
Destacamos aqui momentos-chave da trajetória pessoal e pro fissional de Durmeval Trigueiro Mendes: cargos, funções desem penhadas, momentos importantes de sua vida, homenagens recebidas. Com base em seus estudos – livros, artigos, pareceres, etc. foram revisitadas suas concepções de educação e educador, planejamento educacional, filosofia da educação brasileira e universidade.

No propósito de apreender suas reflexões mais significativas, examinamos os usos que faz das categorias de totalidade, qualidade/quantidade, teoria e prática, relação ensino e pesquisa, sempre presentes em seus trabalhos, realçando o questionamento da compartimentalização do real quando analisa o sistema educacional brasileiro. Procuramos deixar claro que as reflexões e propostas desse pensador/educador continuam atuais, oferecendo subsídios a novos estudos e pesquisas na área de educação, especialmente no que se refere à questão da universidade, ao planejamento educacional e à filosofia da educação brasileira.

Durmeval nasceu a 9 de fevereiro de 1927, na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, onde servia seu pai, funcionário do Banco do Brasil. Em abril do mesmo ano, a família transferiu-se para João Pessoa, capital da Paraíba, fato decisivo para que desde cedo se definisse como nordestino. Aos 12 anos, ingressou no Seminário Arquidiocesano de João Pessoa, no qual fez o curso secundário e o curso de filosofia, concluídos em 1946.

Descrição do livro:
Páginas: 168
Gênero: Educação
Idioma: Português



Recomendações: