Centenas de Livros em Domínio Público

Georg Kerschensteiner - Hermann Röhrs

Georg Kerschensteiner - Hermann Röhrs

Georg Kerschensteiner

Hermann Röhrs

Sinopse:
Quando qualificamos de clássico o trabalho de toda a vida de um homem, o que queremos dizer, provavelmente, é que conseguiu dar forma e representar de modo coerente um conjunto de ideias consideradas, ao mesmo tempo, uma resposta aos problemas emergentes e uma manifestação da constante preocupação com os problemas fundamentais, não limitados ao presente. Se aceitarmos esta definição, podemos considerar que as obras de Kerschensteiner fazem parte do cânone clássico dos escritos sobre a educação (Röhrs,1991).

Gerações sucessivas podem adotar diferentes valores de educação, mas ninguém põe em dúvida que os trabalhos de Kerschensteiner marcam um novo caminho do pensamento educativo. Isto pode ser afirmado tanto sobre o seu zelo transformador em relação ao princípio da educação popular, quanto de suas ideias sobre a formação profissional, o ensino de trabalhos manuais e o papel da educação na promoção da consciência cívica.
Os escritos de Kerschensteiner são fonte de inspiração para cada nova geração, enfrentando a eterna tarefa de acompanhar as jovens mentes sem experiência, pelos caminhos que conduzem à maturidade intelectual e à integridade moral.

De modo semelhante ao ocorrido com todos os grandes educadores populares, as ideias de Kerschensteiner não se constituem em propriedade de nenhuma nação em particular, uma vez que
adquiriram uma validade universal no mundo da educação. Seus principais trabalhos foram traduzidos em quase todos os grandes idiomas e seguem inspirando um vivo debate nos círculos educacionais. Mesmo nos anos difíceis que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, com o ambiente de ressentimento antialemão que prevalecia naquela época, a validade e a importância da obra de Kerschensteiner nunca foram postas em dúvida, como constatou o autor destas linhas nas várias viagens de estudo fora da Alemanha.

Os escritos de Kerschensteiner são considerados, em geral, um exemplo brilhante da vontade pedagógica de renovar a educação na Alemanha, a partir da prática. No curso de sua carreira, Kerschensteiner passou por todos os níveis da atividade docente. Após um período em que foi mestre de escola elementar, estudou matemática e física, o que lhe permitiu chegar a ser professor de Gymnasium (escola secundária seletiva). Entre 1895 e 1919, ocupou o cargo de diretor de escolas públicas de Munique e foi nessa época que adquiriu renome mundial.

Em Munique, desenvolveu a Fortbildungsschule (literalmente, “escola de aperfeiçoamento”), convertendo-a em uma escola de formação profissional por direito próprio, e estimulou os trabalhos práticos nas escolas, de acordo com sua ideia de Arbeitsschule (“escola de trabalho”). A partir de 1919, foi professor na Universidade de Munique.

Descrição do livro:
Páginas: 142
Gênero: Educação
Idioma: Português



Recomendações:


livros infantis para ler
Leia para uma criança #issomudapmundo

Uma série de livros infantis que cabe na bolsa, no bolso
e até na palma da mão: fica dentro do celular.
Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento
e em qualquer lugar.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública
O site Livraria Pública tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto PDF, ePub e MOBI que já estão em domínio público ou sob licença de distribuição gratuita. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários, a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.

Contato Facebook Instagram

Recentes

Selos de qualidade


Certificado SSL

Google Safe Browsing