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História do Cachorro dos Mortos - Leandro Gomes de Barros

História do Cachorro dos Mortos - Leandro Gomes de Barros

História do Cachorro dos Mortos

Leandro Gomes de Barros

Sinopse:
Narrativa emotiva e esplendorosa no cordel de Leandro Barros. To me divertindo muito com o autor que recentemente descobri.
Essa história se passa no início do século XIX, envolvendo um crime aparentemente sem solução, tendo a morte de três irmãos em uma trama de cobiça no calor da paixão. Um ímpeto egoísta, que se auto justifica com falsos conceitos numa determinação que lembra o Raskólnikov. O inusitado está na solução, que vai se desenrolando através do cachorro Calar, reforçando o carisma do "amigo fiel". Gostei muito. Com singeleza e apego popular, no melhor estilo daquelas canções sertanejas de raiz em histórias cativantes, esse cordel rendeu uma prazerosa leitura. Ah! Drummond! Muito bem aplicada a alcunha que destes ao Barros!

Sobre o Autor:
Se existiu um primeiro sem segundo, este é Leandro Gomes de Barros, considerado o criador da Literatura de Cordel. O paraibano, nascido em Pombal, inovou nas rimas e na publicação e distribuição de seus poemas. Por se tornar esta referência histórica da cultura popular, foi o nome escolhido para batizar o Edital Culturas Populares lançado nesta segunda-feira (5/6) pelo Ministério da Cultura (MinC), que vai premiar 500 iniciativas com prêmios que totalizam R$ 6, 8 milhões.

O cordelista fez correr seu nome e seus versos na boca do povo – “soletrado com amor e admirado com fanatismo”, na avaliação de Câmara Cascudo na obra “Vaqueiros e Cantadores”. Considerado pelo folclorista “o mais lido dos escritores populares”, Barros “escreveu para sertanejos e matutos, cantadores, cangaceiros, almocreves, comboieiro, feirantes e vaqueiros”.

O cordelista nasceu em 1865, na Fazenda da Melancia, no município de Pombal, mas não se aquietou por ali. Educado pela família do Padre Vicente Xavier de Farias (1823-1907), mudou-se em companhia da família “adotiva” para a Vila do Teixeira, que se tornaria o berço da Literatura Popular nordestina, onde permaneceu até os 15 anos de idade em contato com cantadores e poetas. De Teixeira, mudou-se para as cidades pernambucanas de Jaboatão, Vitória de Santo Antão e Recife.

A mudança de residência, no entanto, nunca significou acomodação. Isso porque Barros, além de notável poeta, tornou-se um editor pioneiro na publicação dos chamados folhetos, depois conhecidos como cordéis pela forma com que eram expostos para venda (pendurados em cordas, cordéis ou barbantes). O cordelista tornou-se proprietário de uma pequena gráfica, a Typografia Perseverança, criada única e exclusivamente para imprimir e distribuir seus folhetos.

De acordo com a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), o vigoroso programa editorial de Barros levou a literatura de cordel às mais distantes regiões, graças ao seu bem sucedido projeto de redistribuição. Conhecido por viajar pelo sertão para divulgar e vender seus poemas, o paraibano figura entre os grandes cordelistas do País referendados pela ABLC. “Leandro Gomes de Barros escreveu com beleza poética e histórica e nos emprestou régua e compasso para a produção desse tipo de texto. Além disso, foi o primeiro editor do seu tempo”, comenta o presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira da Silva.

Assim, o patrono da Literatura Popular em Verso foi o primeiro a publicar, editar e vender seus poemas, acumulando múltiplas funções, e um dos poucos poetas populares a viver unicamente de suas histórias rimadas.

Príncipe dos Poetas
Na crônica intitulada Leandro, O Poeta, publicada no Jornal do Brasil em 9 de setembro de 1976, Carlos Drummond de Andrade chamou Leandro Gomes de Barros de “Príncipe dos Poetas”, reforçando o caráter popular de sua literatura: “Não foi príncipe dos poetas do asfalto, mas foi, no julgamento do povo, rei da poesia do sertão, e do Brasil em estado puro”. Segundo Drummond, “Leandro foi o grande consolador e animador de seus compatrícios, aos quais servia sonho e sátira, passando em revista acontecimentos fabulosos e cenas do dia a dia, falando-lhes tanto do boi misterioso, filho da vaca feiticeira, que não era outro senão o demo, como do real e presente Antônio Silvino, êmulo de Lampião”.

Barros escreveu sobre assuntos diversos, como a política, a sociedade, o cangaço, o amor e a religião. “Sintonizado com as coisas do seu tempo e muito curioso em relação às do passado, não se limitou a reaproveitar os temas correntes como a gesta do boi (Boi Misterioso), o cangaço ou temas europeus (Carlos Magno e o Rei Arthur), criando uma poesia bem brasileira”, defende a bibliotecária Lúcia Gaspar, da Fundação Joaquim Nabuco. A obra do cordelista abrange todos os gêneros e modalidades da literatura popular: peleja, romance, gracejo, sátira e crítica social.

A obra de Barros foi estudada por diversos pesquisadores e influenciou escritores renomados, como Ariano Suassuna, que se inspirou em dois folhetos de LGB – “O enterro do cachorro” e “A história do cavalo” que defecava dinheiro – para escrever atos da obra “O Auto da Compadecida”. Ariano ainda chegou a citar o poema “O mal e o sofrimento”, do cordelista, como a formulação do mais grave problema da humanidade.

Descrição do livro:
Páginas: 42
Gênero: Cordel
Idioma: Português



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