Centenas de Livros em Domínio Público

Tao Te Ching - Lao Tse

Tao Te Ching - Lao Tse

Tao Te Ching

Lao Tse

Sinopse:
Tao Te Ching , ou O livro que revela Deus , é composto de antigos escritos chineses de importância profunda na inspiração de diversas religiões e filosofias, principalmente o Taoísmo e o Zen-Budismo. Escrito há cerca de 600 anos a.C por Lao-Tsé, esta obra imortalizou provérbios relacionados com o Tao — que se traduz pelo caminho intuitivo do universo, o absoluto, o uno e os opostos yin e yang.

Tao Te Ching tornou-se o livro de cabeceira de reis, chefes de estado, filósofos, políticos, executivos e grandes líderes religiosos da História. É uma obra imortal, uma vez que o Tao é o princípio e o fim de tudo, é o algo que não dominamos ou manipulamos, mas que aceitamos enquanto intuição.

Neste clássico de todos os tempos adquirimos a sabedoria de que o caminho é a totalidade de todas as coisas; e que o Criador não é classificável nem compreendido, somente sentido como fluido permanente do universo.

Sobre o Autor:
Tao Te Ching - Lao Tse
Lao tsé, Laozi, Lao-tzé ou Lao Tzu são todas as pronúncias ocidentalizadas para o título do misterioso personagem da filosofia antiga chinesa. Isso significa que Lao-Tsé não é um nome, significa "grande senhor" ou "velho mestre". O nome real de Lao tzé seria Li Er ou Lao Dan.

De acordo com a tradição, ele viveu no século VI a.C. Porém, há os que afirmam que Lao viveu dois séculos depois, em uma época conhecida como Cem Escolas de Pensamento.
Alguns Shiji, que são registros dos historiadores, que foram feitos pela dinastia chinesa Han, cerca de 400 anos depois da época de Lao-Tsé, trazem um pequeno relato sobre o pensador. Segundo o Shiji, Lao nasceu em Chu (atual Luyi), na província de Henan.

Cercado por mistérios, algumas lendas contam que Lao nasceu depois de uma gestão de oito meses, já uma criança de cabelos brancos. Viria daí o seu título, que pode significar tanto “velho mestre” como “criança velha”.

Atribui-se a Lao-Tsé a autoria da obra criadora do taoísmo, o "Tao Te Ching", ou Livro do Caminho e da Virtude. Junto com a Bíblia, esse livro é um dos mais traduzidos no mundo.

Lao-Tsé tornou-se uma das principais figuras cultuadas no Taoísmo, que é uma mistura entre religião e filosofia de vida. Ele seria o autor da obra que criou o Taoísmo, o “Tao Te King”, ou “Livro do Caminho e da Virtude”.
Porém, alguns pesquisadores modernos declaram que Lao nunca existiu, sendo apenas uma criação dos fundadores da escola filosófica (daojia) e da tradição religiosa daojiao.

Lenda ou mito, os ensinamentos de Lao ultrapassaram as fronteiras da China e o Taoísmo se espalhou pela Ásia, sendo assimiladas como uma tradição de vida. Além disso, nos anos 1900, uma tradução do “Tao” em latim foi parar na Inglaterra, o que resultou na disseminação das palavras de Lao-Tsé no Ocidente e foram incorporadas, inclusive, na linguagem política.
É possível ver, hoje em dia, vários livros que resgatam o pensamento de Lao, mostrando a relevância de suas palavras, mesmo para os que duvidam de sua existência.

Descrição do livro:
Páginas: 84
Gênero: Teologia
Idioma: Português



Recomendações:


livros infantis para ler
Leia para uma criança #issomudapmundo

Uma série de livros infantis que cabe na bolsa, no bolso
e até na palma da mão: fica dentro do celular.
Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento
e em qualquer lugar.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública
O site Livraria Pública tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto PDF, ePub e MOBI que já estão em domínio público ou sob licença de distribuição gratuita. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários, a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.

Contato Facebook Instagram

Recentes

Selos de qualidade


Certificado SSL

Google Safe Browsing