Centenas de Livros em Domínio Público

Viver! - Machado de Assis

Viver! - Machado de Assis

Viver!

Machado de Assis

Sinopse:
O conto “Viver!”, de Machado de Assis, ambientase no sonho de Ahasverus, o judeu condenado a vagar pelo mundo imortalmente por ter empurrado Jesus no seu percurso para a crucificação. Este aspecto onírico mostra-se revelador para a compreensão do protagonista, uma vez que, da leitura de seu sonho, o leitor consegue chegar às suas aspirações mais profundas.

 O conto o apresenta como sendo o último dos homens e, por esta razão, prestes a morrer, já que a pena imposta duraria até o findar da espécie humana. À primeira vista, tal condenação se caracterizaria como sendo por demais funesta. Nesse sentido, para ele, morrer seria um alívio. Todavia, até então, a morte estava excluída de seu horizonte.

Não poderia perder a vida, visto que havia perdido a morte, o que demonstra que a pena imposta lhe foi igualmente conveniente, pois lhe garantiu a longevidade. A situação vivida em seu sonho vem justamente assinalar aquilo que o judeu mais anseia: viver. Palavras-Chave: Sonho; Vida; Morte.

Sobre o Autor:
Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento, localizado no Rio de Janeiro. Machado de Assis perdeu a mãe e a irmã ainda muito jovem. Começou seus trabalhos na área jornalística sendo aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional, trabalhando junto com o também escritor brasileiro Manuel Antônio de Almeida — autor de “Memórias de um Sargento de Milícias”.

Machado nasceu em família carente, mas letrada e, por isso, mesmo sem frequentar a escola, era capaz de ler e escrever. Descendente de negros, gago e epilético, conseguiu grande ascensão na vida e carreira, tendo sido oficial da Ordem da Rosa, além de ter ocupado outros cargos públicos. No entanto, foi no jornalismo que Machado de Assis destacou-se por escrever crônicas diárias sobre, inicialmente, as sessões parlamentares e, posteriormente, sobre o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, que passava por mudanças inspiradas no urbanismo parisiense.

Escrevendo para os jornais, passou anos compondo pequenos relatos do cotidiano, tendo a autoria de mais de 600 crônicas, que acabaram por inspirá-lo na sua jornada pelo Realismo, sendo aqui no Brasil seu precursor.

Em 1897, fundou a Academia Brasileira de Letras, onde foi presidente por 10 anos. Em 1908, morreu e foi enterrado junto com sua esposa, Carolina Augusta Xavier de Novais, no cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.

Descrição do livro:
Páginas: 6
Gênero: Conto
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Machado de Assis
  • livro Viver! download grátis
  • Conto Viver!  grátis em pdf
  • Viver! pdf
  • baixar Viver! pdf
  • Viver! baixar livro
  • download livro Viver! epub
  • baixar Viver! mobi grátis
  • Machado de Assis pdf
  • Machado de Assis  download
  • Viver! ler online
  • Viver! ler grátis

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site LivrariaPública, tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto que já estão em domínio público. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes