Centenas de Livros em Domínio Público

500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1

500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1

500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1

Ministério da Educação

Trecho do Livro:
O Descobrimento, um dos tópicos mais tradicionais do ensino de História, pode adquirir novos significados se o ângulo de observação for deslocado, desvendando matizes até então despercebidos.
No momento em que são comemorados os quinhentos anos do Descobrimento muitos se perguntam: temos razões para comemorar? Comemorar o quê? Estas questões nos levam de imediato a pensar
nos marcos periodizadores da História e em suas vinculações políticas. Tais marcos resultam de uma
construção, de um processo de atribuição de significação cultural, processo esse que não é isento dos
mais diversos interesses.

O descobrimento do Brasil surge como marco periodizador de nossa história a partir do século XIX, quando se encetou o projeto de construção da nação, resultado do movimento intelectual romântico que se preocupava em delinear a identidade nacional, definir o povo brasileiro e sua história. Historiadores como Varnhagen e Capistrano de Abreu contribuíram para dar uma cientifícidade ao ato fundador do Brasil. Pode-se afirmar que se trata de uma 'invenção': esse marco não foi construído por ocasião do acontecimento em si, mas ganhou significado apenas posteriormente.

No primeiro momento, Portugal não se importou com as novas terras descobertas, pois estava mais interessado no comércio com o Oriente; somente na segunda metade do século XVI iria se preocupar efetivamente com a colonização. O Descobrimento inicia a história brasileira como marco periodizador do ponto de vista daqueles que se preocupavam com a origem da nação. Dessa primeira constatação podemos desdobrar outras questões. O Descobrimento é o marco a partir do qual nos inserimos na história da civilização ocidental.

Muito tem se discutido a respeito do eurocentrismo desse marco pois, ao estabelecê-lo, é como se deixassem de existir todos os acontecimentos anteriores de sua história. Mas hoje procuramos pensar a história como um processo plural e, portanto, não unificar todas as histórias locais numa história única.

Os descobrimentos iniciaram um processo de 'globalização' que tem sua continuidade até os dias atuais, que foi subordinando as diversas culturas em torno da civilização ocidental. Pela ótica dos europeus, a expansão representou uma grande aventura de 'descobrimentos': científico, geográfico, comercial e cultural. Mas para as sociedades indígenas significou o início de um genocídio que ainda continua. Assim, é preciso sempre refletir acerca da ambigüidade e da diversidade que envolvem os marcos históricos. 

Descrição do livro:
Páginas: 78
Gênero: Educação
Idioma: Português



Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Ministério da Educação
  • livro 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 download grátis
  • Educação 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 grátis em pdf
  • 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 pdf
  • baixar 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 pdf
  • 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 baixar livro
  • download livro 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 epub
  • baixar 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 mobi grátis
  • Ministério da Educação pdf
  • Ministério da Educação download
  • 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 ler online
  • 500 Anos: Um Novo Mundo Na TV - Volume 1 ler grátis


livros infantis para ler

Leia para uma criança #issomudapmundo

Uma série de livros infantis que cabe na bolsa, no bolso
e até na palma da mão: fica dentro do celular.
Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento
e em qualquer lugar.

Formulário de contato (NÃO APAGAR)

Nome

E-mail *

Mensagem *

LivrariaPública

O site Livraria Pública tem como objetivo compartilhar com seus usuários obras literárias brasileiras e estrangeiras em formato de texto PDF, ePub e MOBI que já estão em domínio público ou sob licença de distribuição gratuita. Nosso conteúdo abrange uma enorme gama de autores e gêneros literários, a fim de levar conhecimento para todos os tipos de leitores através da internet de um modo fácil, prático e legal, possibilitando o uso destas obras para fins didático e cultural.


Recentes

Selos de qualidade


Certificado SSL

Google Safe Browsing