A Construção do Conceito de Número e o Pré-Soroban

A Construção do Conceito de Número e o Pré-Soroban

A Construção do Conceito de Número e o Pré-Soroban

Ministério da Educação

Sinopse:
Este trabalho representa a proposta da Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do Soroban, para ressignificar o ensino da Matemática para os alunos com deficiência visual. Constata-se no dia-a-dia de nossas escolas que o ensino da Matemática para os alunos com deficiência visual não atende, no que tange a situação do seu cerceamento sensorial, as necessidades das crianças desprovidas de visão.

A elaboração e construção do conceito de número, por parte das crianças com deficiência visual, depende de sua interação com o mundo concreto, o que permite construir conceitos e se apropriar das informações mais elementares; as quais, no entanto, embasam todo o conhecimento matemático. Assim, ciente da importância do soroban na escolarização dos alunos com deficiência visual, esta Comissão apresenta uma solução relativa ao ensino básico da Matemática para esse alunado.

A seguir, serão abordadas as metodologias para uso do soroban, mais adequadas para o atual momento sócio-educacional brasileiro, especialmente no momento em que a inclusão escolar requer um esforço de todos para que os alunos com deficiência visual, inclusos nas escolas regulares, consigam acompanhar com efetivo proveito todos os ensinamentos.

Descrição do livro:
Páginas: 94
Gênero: Educação
Idioma: Português



Recomendações: