A Divina Comédia em prosa - Inferno

A Divina Comédia em prosa - Inferno

A Divina Comédia em Prosa - Inferno

Dante Alighieri, Helder da Rocha

Sinopse:
A Divina Comédia é a obra prima de Dante Alighieri, que a iniciou provavelmente por volta de 1307, concluindo-a pouco antes de sua morte (1321). Escrita em italiano, a obra é um poema narrativo rigorosamente simétrico e planejado que narra uma odisséia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Dante, o personagem da história, é guiado pelo inferno e purgatório pelo poeta romano Virgílio, e no céu por Beatriz, musa em várias de suas obras.

O livro é repleto de alegorias que simulam o comportamento humano e os costumes da sociedade, abordando temas que são válidos até hoje, como a igreja, a fé, a política e a corrupção. O que torna este clássico indispensável para a construção de uma visão apurada sobre a sociedade ocidental.

O poema possui uma impressionante simetria matemática baseada no número três. É escrito utilizando uma técnica original conhecida como terza rima, onde as estrofes de dez sílabas, com três linhas cada, rimam da forma ABA, BCB, CDC, DED, EFE, etc. Ou seja, a linha central de cada terceto controla as duas linhas marginais do terceto seguinte. 

Descrição do livro:
Páginas: 252
Gênero: Literatura
Idioma: Português

*Tradução em prosa por Helder da Rocha.



Recomendações: