Cuidadores da Primeira Infância

Cuidadores da Primeira Infância

Cuidadores da Primeira Infância

Marcia Alvaro Barr

Sinopse:
Tudo é novo. O mundo, desconhecido. Viver, um aprendizado. Abrir os olhos, os braços e os sentidos para uma explosão de sons, cores, cheiros e sabores. Uma página em branco.

A dependência vital de um cuidador. A necessidade de pertencer. A importância de ser amado. Não é necessário que façamos uma compilação de referências bibliográficas para explicar como o Estado também precisa agir, por meio de políticas públicas, para garantir o pleno desenvolvimento do potencial das novas gerações.

Aliás, quando governador, sancionei a Lei n° 7.851/2005, projeto da então deputada Iraê Lucena, que instituiu a Semana Estadual de Prevenção da Violência com Investimento na Primeira Infância do Estado da Paraíba. Iniciativa pública pioneira no Brasil.

É a partir das chamadas funções executivas que o ser humano aprende a armazenar e a relacionar informações em curto prazo, o que ajuda, por exemplo, a lembrar o que estava fazendo antes de ser interrompido. Os circuitos das regiões pré-frontais do cérebro, onde se processam as funções executivas, amadurecem até o início da fase adulta, mas é justamente na primeira infância que os fundamentos são consolidados em função das experiências da criança.

É nessa fase que acontecem as conexões neuronais mais importantes, que marcam a história do indivíduo para sempre.

Descrição do livro:
Páginas: 196
Gênero: Literatura
Idioma: Português
Tipo: Livro Digital
Formatos: PDF
Licença: Gratuito

Recomendações: