Dicionário da Amazônia - Raimundo Morais

Dicionário da Amazônia - Raimundo Morais

Dicionário da Amazônia

Raimundo Morais

Sinopse:
A Amazônia é o trecho do Planeta mais percorrido pelos sábios. Para ali rumam finas inteligências de investigadores, pomposas expedições de naturalistas.

O ambiente doce e ameno, de encantamento e de magia, atrai o homem de ciência. Parece boiar na luz meridiana um fluido imperceptível, vibração vaporosa de fascínio, aroma pagão de serralho e de templo. Misturado às ondas de perfume de pataqueira e da baunilha, do jasmim e do cumaru, do pau-rosa e da priprioca, sente-se que erra também certo eflúvio, cariciosa onda magnética sutil que, agitando e animando o filho da planície, amolece e derreia o pesquisador alheio ao sol cru desta plaga.

Mas esse aroma e esse fluido – filtro invisível e estonteante – não se limitam a vogar na musselina da nossa atmosfera, no véu etéreo do nosso baldaquino de safiras diluídas. Vão mais longe. Transpõem as lindes do vale, atravessam a lhanura azul-marinho do Atlântico, e volatilizam-se nas brisas do Velho Mundo, quando não fletem, numa curva feiticeira, para o setentrião colombino.

Penetram o gabinete do erudito, envolvem-no, saturam-no, embriagam-no e arrastam-no fascinado por um mistério de teatro que não existe aqui e por uma crônica mirabolante, falsa, inventada, animada, decorada, pelos flibusteiros e piratas. Desde as mulheres guerreiras de Orellana, ao incrédulo apóstolo S. Tomé, referido por Vieira, a imaginação do aventureiro forja uma história alheia à verdade.

Descrição do livro:
Páginas: 213
Gênero: Literatura
Idioma: Português
Tipo: Livro Digital
Formatos: PDF
Licença: Gratuito

Recomendações: