Retratos da Leitura no Brasil 4

Retratos da Leitura no Brasil 4

Retratos da Leitura no Brasil 4

Zoara Failla

Sinopse:
“Difundir o hábito de ler entre a população brasileira pode e deve ser visto sob um espectro muito mais amplo, e as consequências dessa manutenção serão visivelmente mais transformadoras, na qualidade de cidadania, de experiência e de bagagem cultural obtidas.” - Marcos da Veiga Pereira, Presidente do Instituto Pró-Livro

Por que ler a Retratos da Leitura no Brasil 4?

Esta obra apresenta diferentes perspectivas sobre os resultados da 4ª edição da pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro e aplicada pelo IBOPE Inteligência no final de 2015. Seu intuito é trazer subsídios para reflexão a respeito do atual comportamento leitor do brasileiro e acompanhar a evolução desse panorama desde 2007.

Na primeira parte, estão reunidos artigos de alguns autores e especialistas que atuam no governo, em universidades, em organizações sociais ou no CERLALC/Unesco. Eles foram orientados principalmente a avaliar o impacto das políticas públicas sobre a leitura na última década e promover discussões sobre os caminhos a percorrer para que o percentual de população leitora no país possa crescer.

Apesar de possuírem diferentes percepções sobre avanços e impasses revelados por esta edição da pesquisa, os autores que fazem parte deste trabalho analisam os resultados sob a mesma ótica: a de que a leitura é uma ferramenta de acesso ao conhecimento humano, à ciência, à cultura, ao desenvolvimento de pensamento crítico e de inserção no mundo do trabalho e na sociedade . Todos os estudiosos concordam que o aumento da população leitora é questão estratégica e fundamental para qualquer nação que almeja alcançar o progresso em níveis sociais e humanos.

Já na segunda parte, podemos conferir os gráficos e tabelas que mostram os dados da Retratos da Leitura. Separados entre os tópicos Perfil da amostra, Perfil do leitor, O comportamento leitor do brasileiro, Indicadores de leitura, Leituras em meio digital e Acesso, eles permitem que a pesquisa seja visualizada de forma clara e didática.

Além de promover reflexões e análises, esta obra revela algumas trajetórias pessoais na descoberta do prazer de ler. Junte-se a nós nessa jornada!

Descrição do livro:
Páginas: 298
Gênero: Literatura
Idioma: Português
Tipo: Livro Digital
Formatos: PDF
Licença: Gratuito

Recomendações: