8 Principais Obras de Machado de Assis para Baixar

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi um grande escritor brasileiro, pioneiro romancista, poeta, dramaturgo e contista. Considerado o maior escritor da literatura brasileira. Entre suas obras mais conhecidas estão Dom Casmurro, e Quincas Borba. Machado de Assis foi incluído na lista do crítico literário americano Harold Bloom dos 100 maiores gênios da literatura; e embora Machado de Assis fosse de etnia mista, Bloom o considera o maior escritor negro da literatura ocidental.

Selecionamos 8 obras importantes de Assis que todo leitor precisa conhecer, e disponibilizamos em formatos que podem ser lidos em qualquer computador, e-reader, smartphone ou tablet. Para baixar o livro é só clicar no link.

Melhores livros de Machado de Assis para download grátis:

1. Dom Casmurro (1899)

Com Dom Casmurro, Machado de Assis encerra a chamada “trilogia realista”, depois de Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. Neste grande clássico da literatura brasileira, Bento Santiago, o Dom Casmurro, decide escrever suas memórias desde a mocidade. A narrativa se dá durante o Segundo Império, no Rio de Janeiro, e tem como personagens centrais o próprio Bentinho, sua esposa Capitu e o amigo Escobar. Ao longo do livro, o narrador relata suas suspeitas a respeito de sua esposa e Escobar, apresentando indícios da suposta traição de Capitu e pondo em dúvida a paternidade do filho do casal. Dom Casmurro trata de questões tão universais como o amor, o ciúme, a imaginação, a incerteza de nossas convicções e de nossa própria memória. Este é um romance magistral de Machado de Assis que não cessa de instigar os seus leitores.

Download de Dom CasmurroPDF, Epub, MOBI

2. Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)

Estas memórias, dedicadas "ao verme que primeiro roeu as frias carnes" do próprio narrador, Brás Cubas, compõem um dos mais representativos romances machadianos. Publicado em 1881, o livro "Memórias póstumas de Brás Cubas" rompe com tradições literárias e traz inovações marcantes em matéria de enredo e construção da narrativa. A forma nada linear como essa autobiografia é contada pelo seu defunto autor, em episódios vividos intercalados com delírios, reflexões e teorias, mistura-se à própria atitude irreverente de um narrador que não mede palavras, expõe as atitudes mesquinhas que teve em vida, sua condição de parasita social e ainda dá uns bons piparotes no leitor.

Download de Memórias Póstumas de Brás CubasPDF, Epub, MOBI

3. Ressurreição (1872)

Publicado em 1872, Ressurreição foi o primeiro romance de Machado de Assis (1839-1908). O livro conta a história de Félix, um homem solteiro, de 36 anos que não precisa trabalhar, pois fora beneficiado com uma herança. Entre um compromisso social e outro, acaba se apaixonando pela viúva Lívia, irmã de seu amigo Viana. No entanto, mesmo com o sentimento recíproco da amada, Félix tem dificuldades em lidar com sua instabilidade emocional.

Download de RessurreiçãoPDF, Epub, MOBI

4. Quincas Borba (1891)

Desenvolvido em princípio como folhetim na revista "A Estação" entre os anos de 1886 e 1891 para, em1892, ser publicado definitivamente pela Livraria Garnier, "Quincas Borba" é considerado um dos melhores romances de Machado de Assis, consolidando a chamada segunda fase machadiana, iniciada com a publicação de "Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881). Marcas registradas de suas criações, Machado faz uso do pessimismo e da ironia para criticar os costumes e a filosofia de seu tempo, parodiando o cientificismo e o evolucionismo da época, bem como o positivismo de Comte e a lei do mais forte, com uma prosa bem-humorada e de altíssima qualidade. O livro retrata a figura de Pedro Rubião de Alvarenga, um modesto professor que herda do dia para a noite a fortuna de seu amigo Quincas, passando de professor a capitalista.

Download de Quincas BorbaPDF, Epub, MOBI

5. O Alienista (1882)

O alienista é um clássico literário sobre a psiquê. Qual é o limite entre a loucura e a sanidade? Até onde a ciência é capaz de desvendar a mente humana? Essas são as questões centrais desta obra publicada originalmente como folhetim na revista A Estação. O conto apresenta Simão Bacamarte, estudioso ilustrado, que, para aprender mais sobre a psiquiatria, convence a cidade de Itaguaí a fundar um hospício. Logo a instituição fica repleta de lunáticos locais e das vilas vizinhas. O cientista passa, então, a identificar a demência recôndita em cada cidadão de Itaguaí, encarcerando-os um a um no manicômio e levando o terror à cidade. O barbeiro Canjica arregimenta os insatisfeitos para derrubar o hospício da Casa Verde e se instauram a paranoia e a revolta no povoado, antes pacato.

Download de O AlienistaPDF, Epub, MOBI

6. Esaú e Jacó (1904)

Esaú e Jacó (1904) é marcado pelo tom sarcástico e, ao mesmo tempo, pelo cinismo do Conselheiro Marcondes Aires, que testemunha os percalços enfrentados por Natividade, a mãe de Pedro e Paulo: gêmeos, bem-sucedidos e inimigos. Ao longo da história, pontuada por episódios os mais divertidos, percebe-se a maestria do escritor em revelar o comportamento de determinados tipos sociais na Corte, no final do século XIX. O romance tem sido objeto crescente de estudos por parte da crítica machadiana, que deve alçá-lo ao merecido lugar de destaque em nossa literatura realista. Marcado por uma série de intrigas, eis um dos livros mais enigmáticos de Machado de Assis, denso e crítico a um só tempo.

Download de Esaú e JacóPDF, Epub, MOBI

7. Helena (1876)

A história de uma moça que, de uma forma inesperada, sobe na escala social: morre o Conselheiro Vale e, no seu testamento, consta que Helena, moça internada num colégio de Botafogo, é sua filha, cujo segredo o conselheiro o mantivera até a morte. Helena passa a viver com Úrsula, irmã do conselheiro, Estácio, agora meio-irmão, Dr. Camargo, amigo de Vale e médico da família, e Eugênia, filha do Dr. Camargo. Helena em face de seu temperamento expansivo e comunicativo, conquista a afeição de D. Úrsula e de Estácio. Mendonça, amigo de Estácio, apaixona-se pela moça. Helena passa a ser objeto de afeição do próprio irmão, que, no entanto, está noivo de Eugênia. O padre Melchior, guia espiritual da família, suspeita dos frequentes encontros entre Helena e Salvador. O mistério é esclarecido: Salvador é o pai de Helena, que fora arrebatada pelo conselheiro,- encarregando-se de sua educação.

Download de HelenaPDF, Epub, MOBI

8. O Espelho (1882)

O Espelho é um conto do escritor brasileiro Machado de Assis, publicado originalmente em 8 de setembro de 1882 no jornal Gazeta de Notícias, e recolhido no livro Papéis Avulsos, do mesmo ano. Na obra, é patente a exímia habilidade do escritor de desenvolver uma trama com pretensões filosóficas de profunda reflexão. Assim como anuncia o subtítulo do conto, este se pautará em anunciar uma nova teoria, naturalmente metafísica, sobre a alma humana nos moldes de um texto literário tradicionalmente machadiano.

Download de O EspelhoPDF, Epub, MOBI

Postar um comentário

0 Comentários