Baixe A Odisseia de Homero, Grátis em PDF

Odisséia pdf epub mobi download

Odisseia é um poema épico dividida em 24 contos, tradicionalmente atribuídos ao antigo poeta grego Homero. Se a Ilíada é o maior épico de guerra do mundo, a Odisseia é a maior evocação da literatura da jornada de cada homem pela vida. O poema é a história de Ulisses, rei de Ítaca, que vagueia por 10 anos tentando voltar para casa após a Guerra de Tróia. Em seu retorno, ele é reconhecido apenas por seu fiel cão e uma enfermeira.

A confiança de Ulisses em sua inteligência e astúcia para a sobrevivência em seus encontros com forças divinas e naturais, é ao mesmo tempo uma história humana atemporal e um teste individual de resistência moral. Em sua longa viagem ele se depara com monstros, sereias, feiticeiros e deuses que assumem a forma humana. Durante os vintes anos longe de Ítaca, a sua querida esposa Penélope sofre pelo seu marido e somente sobrevive por causa de seu filho Telêmaco e pela esperança que Ulisses um dia volte e se vingue de todos os pretendentes de sua mão e que constantemente maquinam o assassinato de Telêmaco antes que esse assuma o trono.

Ulisses e Penélope
Ulisses e Penélope

A narrativa do regresso de Ulisses à sua terra natal é uma obra de importância sem paralelos na tradição literária ocidental. Sua influência atravessa os séculos e se espalha por todas as formas de arte, dos primórdios do teatro e da ópera até a produção cinematográfica recente.

Odisseia se tornou também um substantivo comum, que denomina jornadas marcadas por perigos e eventos inesperados, e Homero um adjetivo usado para relatar feitos grandiosos. Seus episódios e personagens - a esposa fiel Penélope, o filho virtuoso Telêmaco, a possessiva ninfa Calipso, as sedutoras e perigosas sereias - são parte integrante e indelével de nosso repertório cultural.

Um conto de homem comum e um romance, a Odisseia é cheia de aventura, desejo e tentação, a luta entre o bem e o mal e triunfo conquistado a duras penas. É um clássico duradouro porque seu herói, e sua história, embora com séculos de idade, são notavelmente humanos e continuam a dominar a imaginação contemporânea.

Se você ficou curioso para ler essa jornada épica, deixamos aqui o link para baixar a obra em formato PDF agora mesmo, traduzido para o português por Manoel Odorico Mendes.

Postar um comentário

0 Comentários