Biografia de Fulton J. Sheen

biografia Fulton John Sheen

Fulton John Sheen, nascido em 8 de maio de 1895 em El Paso, Illinois, foi criado e educado na fé católica romana. Originalmente chamado Peter John Sheen, quando jovem ele veio a ser conhecido pelo nome de solteira de sua mãe, Fulton. Ao longo de muitos anos de firmeza e dedicação, foi ordenado sacerdote da Diocese de Peoria na Catedral de St. Mary em Peoria, Illinois, em 20 de setembro de 1919.

Após a sua ordenação, Sheen mudou-se para o exterior para aprofundar seus estudos e obteve o doutorado em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, em 1923. Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Cardeal Mercier de Filosofia Internacional, tornando-se o primeiro norte-americano a ganhar esta distinção.

Ao retornar à América depois de um variado e extenso trabalho por toda a Europa, Sheen continuou a pregar, assim como ensinou teologia e filosofia na Universidade Católica da América em Washington DC de 1927 a 1950.

A partir de 1930, depois de apenas onze anos de sacerdócio, Sheen comandou um programa semanal de rádio na noite de domingo chamada The Catholic Hour. Esse programa captou milhões de ouvintes semanalmente durante duas décadas. Em 1946 ele se juntou ao Conselho de Diretores do Catholic Medical Mission Board (CMMB), cargo que ocupou pelos próximos 30 anos.

Em 1950, ele se tornou o diretor nacional da Society for the Propagation of the Faith, arrecadando dinheiro para apoiar as missões. Durante os 16 anos em que ocupou essa posição, ele levantou milhões de dólares para apoiar a atividade missionária da Igreja. Esses esforços influenciaram dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo, levando-os a conhecer a Cristo e sua Igreja. Além disso, sua pregação e seu exemplo pessoal trouxeram muitos convertidos ao catolicismo.

Em 1951, Sheen foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Nova York. Naquele mesmo ano, Sheen passou de sua transmissão semanal de rádio para o programa de televisão católico Life is Worth Living. Este programa não pago e não roteirizado foi ao ar todas as terças-feiras às 20h durante seis anos. Nos estágios iniciais do programa, apenas três emissoras de televisão o transmitiam. No entanto, esse número saltou para quinze em menos de dois meses depois que a revista Life and Time publicou uma reportagem sobre Sheen.

Em 1953, apenas dois anos após a estreia de Life is Worth Living, ele ganhou um Emmy de "Personalidade do Ano". Fulton Sheen creditou os escritores do Evangelho - Mateus, Marcos, Lucas e João - por sua valiosa contribuição para seu sucesso. Life is Worth Living durou até 1957, ostentando até 30 milhões de telespectadores semanais.

No outono de 1966, Sheen mudou-se para o norte do estado, onde foi nomeado bispo de Rochester, Nova York. Durante esse tempo, o Bispo Sheen foi anfitrião de outra série de televisão, The Fulton Sheen Program, que decorreu de 1961 a 1968.

Depois de quase três anos como bispo de Rochester, Fulton Sheen renunciou e foi nomeado Titular See of Newport Wales pelo Papa Paulo VI. Essa nova nomeação permitiu a Sheen a flexibilidade para continuar pregando.

Em 1979, Fulton John Sheen recebeu seu maior elogio quando o papa João Paulo II o abraçou na Catedral de St. Patrick, em Nova York. O Santo Padre disse-lhe: "Você escreveu e falou bem do Senhor Jesus. Você é um filho leal da Igreja". Com esse último reconhecimento, Fulton Sheen passou à vida eterna apenas dois meses depois, em 9 de dezembro de 1979.

Suas contribuições para a Igreja Católica são numerosas e variadas, indo desde educar em salas de aula, igrejas e lares até pregar em um programa de rádio nacionalmente divulgado e dois programas de televisão, além de escrever mais de 50 obras. O Bispo Fulton J. Sheen tinha um dom para comunicar a Palavra de Deus da maneira mais pura e simples. Sua sólida formação em filosofia o ajudou a se relacionar com todos os seus seguidores. Suas mensagens atemporais continuam a ter grande relevância hoje. Ele inspira cada um de nós a viver uma vida centrada em Deus com a alegria e o amor que Deus planejou.

Postar um comentário

0 Comentários