284 Fábulas de Esopo para Ler Online

ler fábulas de esopo online

O que são fábulas?

Fábulas são contos que ilustram uma moral particular e ensinam uma lição para crianças e jovens. O tema e os personagens atraem as crianças e as histórias costumam ser engraçadas e divertidas para crianças de todas as idades. As fábulas também podem ser descritas como contos ou histórias que contêm uma mensagem em sua narrativa, tal como uma parábola pode ter. As fábulas podem muitas vezes passar para a nossa cultura como mitos e lendas e usadas para ensinar moral a crianças e jovens.

Os personagens

Os personagens de fábulas e contos são geralmente animais antropomórficos que agem e falam como as pessoas, embora mantendo suas características animais. Este tema é especialmente atraente para crianças e jovens.

Fábulas de Esopo

As famosas fábulas e roteiros de Esopo oferecem grande entretenimento. As fábulas, ou histórias, são todas muito curtas, por isso mantenha a atenção das crianças e as fábulas de Esopo apresentam animais familiares amados por crianças e crianças.

Quando o primeiro grande livro de fábulas de Esopo foi escrito?

Não se sabe exatamente quando as fábulas do primeiro livro de Esopo foram escritas, pois elas foram originalmente transmitidas de uma geração para a outra, como mitos, contos e lendas. No entanto, acredita-se que Esopo viveu cerca de 620 a 560 AC.

Quem foi Esopo?

Esopo é o nome do homem a quem se atribui a autoria de uma coleção ou livro de fábulas. Ele era um escravo que muitos acreditam ter vivido em Samos, uma ilha grega no leste do Mar Egeu, mas outros dizem que ele veio da Etiópia. O nome de seu primeiro proprietário era Xanthus. Acredita-se que ele acabou se tornando um homem livre. Seu próprio nome, Esopo, pode, no entanto, nos dar uma pista de seu país de origem. O nome Esopo é derivado da palavra grega Aethiop, que significa Etiópia! E Esopo foi descrito por Maximus Planudes (1260-1330), o estudioso bizantino que escreveu uma biografia de Esopo e uma versão em prosa das fábulas, como segue: "Seu rosto era de cor negra". Na biografia de Esopo, Planudes o descreve como um anão feio e deformado, e a famosa estátua de mármore na Villa Albani em Roma o retrata de acordo.

estátua de Esopo
Estátua que representa de Esopo

Onde Esopo nasceu?

Existem muitas possibilidades relacionadas ao local de nascimento de Esopo, embora ele certamente tenha passado grande parte de sua vida morando na Grécia, na corte do rei Creso, em Atenas. As sugestões para o local de nascimento de Esopo incluem Trácia, Grécia, Frígia, Etiópia e Samos.

Fábulas de Esopo?

Muitas das fábulas de Esopo foram de fato encontradas em papiros egípcios conhecidos entre 800 e 1000 anos antes da época de Esopo. Isso claramente lançou dúvidas sobre a autoria de muitas das fábulas atribuídas a ele. Muitas fábulas foram possivelmente apenas compiladas por Esopo a partir de fábulas já existentes. 

A moral e provérbios apresentados nas fábulas de Esopo

Cada uma das fábulas de Esopo possui uma lição, ou moral, para ensinar às crianças - assim como uma parábola ou alegoria. Uma moral é acrescentada ao final de cada uma das fábulas. Muitos dos princípios morais e provérbios apresentados nessas fábulas são bem conhecidos hoje. Algumas das mais famosas são as seguintes:

"As aparências enganam."

"Devagar e sempre, assim se ganha a corrida."

"O alimento de uma pessoa é o veneno de outra."

"As coisas nem sempre são o que parecem."

"Nunca confie em bajuladores."

"Cuidado com o lobo em pele de cordeiro."

Fábulas online de Esopo

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre Esopo e as fábulas, que tal lê-las? O site fabulasdeesopo.com.br está disponibilizando mais de 280 fábulas em português. Todas as famosas fábulas apresentadas no site podem ser impressos e compartilhados nas redes sociais. Clique no link abaixo para conferir:

Ler fábulas de Esopo online

Postar um comentário

0 Comentários