Baixe 'A Divina Comédia', Grátis em PDF

A Divina Comédia

A Divina Comédia é frequentemente considerada uma das maiores obras da literatura mundial. É um poema épico de três partes composto pelo poeta italiano Dante Alighieri em 1300 DC.

A obra é dividida em três livros de igual duração: Inferno, Purgatório, Paraíso. Cada livro é composto de 33 seções rimadas cantos, com um canto introdutório adicional para o Inferno. Cem cantos ao todo. O poema é chamado de "comédia" no sentido medieval-aristotélico de que leva da miséria ao estado de felicidade. É um drama humano em movimento, uma jornada visionária inesquecível através do tormento infinito do Inferno, subindo as árduas encostas do Purgatório e rumo ao glorioso reino do Paraíso - a esfera da harmonia universal e da salvação eterna.

Resumo:

O poema conta a história de Dante, quando, aos 35 anos, se viu perdido em uma floresta escura, onde já não conhece o caminho de sua vida. Dante então se encontra com Virgílio (um antigo poeta romano), que foi enviado para guiar Dante a encontrar a razão da existência e descobrir a vontade divina de Deus. Nessa jornada épica, Dante e Virgílio viajam pelo inferno (34 cantos), purgatório (33 cantos) e finalmente chegando ao paraíso (33 cantos). Durante a jornada eles conhecem e conversam com muitos personagens da mitologia grega e romana (como Aquiles, Orfeu, Jasão, Júpiter etc.), bem como personagens bíblicos (Ninrode, Judas Iscariotes, João, Pedro etc.), e personagens históricos (Cleópatra, Brutus, Júlio César, Agostinho de Hipona etc.). No final de sua jornada, Dante finalmente ver a trindade de Deus e compreende a natureza divina e humana de Cristo, e sua alma se alinha com o amor de Deus (por isso se chama Divina Comédia, porque no final da jornada de Dante, seu status mudou de ser "perdido em uma floresta escura", para "salvo pela salvação em Cristo").

Dante e Virgílio no Inferno, por Bouguereau, no Museu de Orsay

Um olhar mais aprofundado sobre a Divina Comédia:

Dante Alighieri (1265-1321), não foi apenas um poeta, mas também um pensador político e um filósofo que foi traído por seus inimigos políticos e forçado ao exílio de sua cidade natal, Florença. Dante começou a escrever A Divina Comédia no início de 1300, e terminou antes de sua morte. Como devoto católico romano e filósofo, ele baseia-se na teologia cristã medieval e na filosofia aristotélica das classes do pecado (Inferno) como a base das ideias de suas obras.

O verdadeiro gênio de suas obras reside não apenas nas vívidas imagens poéticas de Dante, mas mais ainda na interpretação alegórica de suas obras, toda a Divina Comédia está se referindo à jornada de um cristão de volta a Deus. Inferno, pode ser interpretado de duas maneiras: Um cristão vendo os pecados no mundo e suas consequências, como também um mundo caído que está lutando contra o pecado. Purgatório é alegoricamente semelhante a uma vida cristã, onde os cristãos são redimidos de seus pecados por meio de Cristo. Finalmente, o Paraíso é alegórico para a compreensão do cristão sobre união da natureza divina e humana de Cristo.

Onde fazer download do livro em PDF:

Para aqueles que quiserem ler a obra completa de Dante Alighieri em português, sugiro baixar a versão que está disponível no site do governo Domínio Público (segue o link abaixo). Também vou deixar os links para as versões traduzidas em prosa por Helder. da Rocha.

Portal Domínio Público

Em prosa: Inferno, Purgatório, Paraíso

Postar um comentário

0 Comentários