Baixe 'Dom Casmurro' de Machado de Assis, Grátis em PDF

Dom Casmurro PDF

Dom Casmurro, escrito em 1900, é o maior romance do maior autor brasileiro Machado de Assis, uma façanha soberba de ambiguidade e comédia trágica, com narrador incrivelmente pouco confiável. O nome "Casmurro" significa "indivíduo teimoso, cabeçudo, fechado em si mesmo" e, neste livro de memórias falsas escrito em uma idade avançada, Dom Casmurro explica as circunstâncias que o tornaram elegível para este apelido. Machado escreve com uma sensibilidade quase pós-moderna, irônica, malandra e lúdica ao mesmo tempo, em quase 150 capítulos curtos de apenas duas páginas, cheios de digressões e com frequentes discursos diretos para o leitor, não da maneira pesada e patriarcal, mas da maneira levemente irônica.

dom casmurro download
Folha de rosto da primeira edição de Dom Casmurro, 1900.

A história é simples. Machado escreve Dom Casmurro como uma autobiografia de Bento Santiago, advogado do Rio de Janeiro. Bentinho, extremamente inseguro, acredita que foi enganado - ele suspeita que sua esposa o tenha traído com seu melhor amigo e que o filho dela não é dele. Capitú, seu amor desde a infância, realmente foi infiel a ele? Ou sua suposta traição é apenas o produto de uma mente obcecada e paranoica?

Machado de Assis deixa propositalmente ambíguo, mas a resposta parece clara: Capitu não traiu o marido, tudo é fruto do próprio ciúme corrosivo de Bento. Bento aparentemente não consegue lidar com o casamento. Ele tem uma espécie de complexo materno, que a esperta Capitu já percebeu desde cedo, pois ela cuida muito de se aproximar de sua mãe, também durante o tempo que Bento está no seminário. O fato de ele mesmo ter um breve momento de intimidade fugaz com Sancha, a esposa de Escobar, talvez também o faça pensar pela inversão de Escobar e Capitu como casal. E, como é mostrado tão lindamente por Marcel Proust em No Caminho de Swann, uma vez que alguém começa a duvidar de uma pessoa amada, nenhuma prova de fidelidade será suficiente, é como uma doença contagiosa. 

Por fim, Dom Casmurro um romance realista brilhante, comovente e hilariante - contado por um narrador divertido e pouco confiável - sobre os poderes do ciúme e a persuasão enganosa de uma mente sob o controle da paranoia.

Baixar livro:

Os sites Machado de Assis e Portal Domínio Público estão disponibilizando a obra completa para download em formato PDF, clique os links abaixo para ser redirecionado para o arquivo:

Machado de Assis - Vida e Obra PDF

Portal Domínio Público PDF

Frases de Dom Casmurro:

Mas a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas.

Dizem por aí, mas não tenho certeza, que meu sorriso fica mais feliz quando te vejo, dizem também que meus olhos brilham, dizem também que é amor, mas isso sim é certeza.

Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.

Todas as palavras recolheram-se ao coração, murmurando: Eis aqui um que não fará grande carreira no mundo. As emoções o dominam.

A minha memória ouve ainda agora as pancadas do coração naquele instante. Não esqueças que era a emoção do primeiro amor.

Éramos dois e contrários. Ela encobrindo com a palavra o que eu publicava pelo silêncio.

Postar um comentário

0 Comentários