Baixar 'O Retrato de Dorian Gray', de Oscar Wild - PDF Grátis

Download O Retrato de Dorian Gray PDF

Quem foi Oscar Wild?

Oscar Wilde é um dos personagens mais conhecidos da história literária britânica. Ele cresceu em uma família profissional de classe média em Dublin. Foi um aluno brilhante e foi para a Inglaterra para estudar na Universidade de Oxford. Wilde era muito ambicioso e queria ingressar na alta sociedade inglesa. Ele logo se tornou famoso por sua conversa espirituosa, especialmente seus epigramas irônicos ou provérbios divertidos. Oscar Wilde era extravagante e excêntrico desde cedo. Numa época em que os homens só usavam preto ou cinza, ele vestia roupas coloridas, deixava crescer o cabelo e usava uma flor verde na lapela.

Oscar Wilde
Oscar Wilde

Ele foi um membro fundador do influente movimento "estético" que acreditava na "arte pela arte" e rejeitou a moralidade estrita da sociedade vitoriana que considerava todas as questões sexuais como "sujas" e imorais. Na Inglaterra vitoriana, esperava-se que todos os homens se casassem e constituíssem família. Wilde se casou e teve dois filhos, mas em segredo amava os homens, o que era considerado nojento e era um crime grave. Wilde manteve seus casos de amor com os homens em segredo e entre 1892 e 1895 suas peças o tornaram o escritor mais popular e bem-sucedido da Grã-Bretanha. Adorava conviver com a aristocracia, mas suas obras zombavam das classes altas inglesas e, de forma sutil, criticavam a moral cruel de seu tempo. Quando Wilde foi considerado culpado de ter uma relação sexual com um homem, quase todos os seus amigos o abandonaram, suas peças e livros foram retirados e seus bens vendidos para pagar seus credores. Ele saiu da prisão como um homem doente e passou os últimos anos de sua vida na pobreza, incapaz de escrever e forçado a viver no exílio.

Sobre o livro O Retrato de Dorian Gray:

Em julho de 1890, uma versão censurada de "O Retrato de Dorian Gray" escrita por Oscar Wilde foi publicado na revista literária mensal Lippincott's Monthly Magazine. Mesmo editada, a história provocou tamanha indignação moral que muitos críticos queriam que ele fosse perseguido. Em 1891, Wilde lançou uma versão mais longa em forma de livro com um prefácio defendendo sua obra. Nele, Wilde defendeu a arte pela arte. Sobre os personagens do livro, Wilde disse que, embora as pessoas pensassem que ele mesmo era como Lord Henry, ele na verdade era mais parecido como Basil Hallward.

O Retrato de Dorian Gray Capa Original

"O Retrato de Dorian Gray", único romance escrito por Oscar Wilde, é a história de um jovem bonito e superficial que tem medo de perder sua juventude e beleza. Ele vive em uma sociedade que mede as pessoas duramente por sua atração e deseja manter seu poder. Dorian tem duas influências principais em sua vida, o anjo bom em um ombro na forma de Basil Hallward, o artista, e o diabo mau no outro ombro, na forma de Lord Henry Wotten. Basil pinta um retrato de Dorian que parece capturar sua alma, então, quando Dorian faz um desejo de que seu retrato envelheça e não ele mesmo. O diabo atente seu pedido.

Como Dorian segue um estilo de vida completamente hedonista, seu retrato mostra a devastação, mas ele não. Ele continua destruindo vidas, até que ele comete o pecado final e mata seu amigo, Basil. Depois disso, sua queda é inevitável. Temendo ser descoberto, Dorian tenta destruir a pintura, apenas para destruir a si mesmo.

Onde baixar e ler gratuitamente?

Você pode baixar o livro O Retrato de Dorian Gray gratuitamente e legalmente na internet, visto que o livro está em Domínio Público. O site Global Grey está disponibilizando para download os arquivos em formato compatível com computador e smartphone.

Clique no link para acessar:

Formato PDF

Formato EPUB

Formato MOBI

Postar um comentário

0 Comentários

Últimas postagens